Navios Shimayuki e Yamagiri chegarão ao Porto de Santos na terça-feira (4) e ficarão atracados até o próximo sábado (8).
Após sete anos da última visita, o Porto de Santos recebe, na próxima terça-feira, a frota de treinamento para formação de oficiais da Força de Defesa do Japão. Dois contratorpedeiros ficarão atracados no cais santista e serão abertos à visitação pública. Na Cidade, haverá programação da comunidade japonesa.
Os navios Shimayuki e Yamagiri chegarão a Santos às 9 horas e ficarão atracados no Cais da Marinha, entre os armazéns 27 e 29 do cais santista, até o próximo sábado. A escala integra a programação da prática de navegação de toda a tripulação, que tem como objetivo a expansão da perspectiva internacional e o aprofundamento das relações de amizade entre os países.
Além dos contratorpedeiros, que são usados para a escolta de outras embarcações maiores, o navio-escola Kashima também passará pelo Brasil durante essa viagem de instrução. No período em que há programação na região, ele ficará atracado no Rio de Janeiro. No sábado, os três se reúnem para seguir roteiro até o Montevidéu, no Uruguai.
Ao todo, os três navios da Marinha do Japão trazem ao Brasil 710 tripulantes, sendo 169 recém-formados. Antes de chegar a Santos os navios passaram pelo porto de Recife durante quatro dias. A viagem que começou em 21 de maio, vai percorrer 12 países diferentes.
Em terra
Durante a escala em Santos, a comunidade japonesa preparou ações em conjunto com a tripulação dos navios. Na manhã da próxima sexta, haverá mutirão de limpeza na praia, entre o Gonzaga e o Parque Municipal Roberto Mário Santini (Emissário Submarino), no José Menino.
Durante a tarde, 100 cadetes irão conhecer a Associação Japonesa de Santos (AJS). Eles ainda participarão de uma confraternização entre marinheiros brasileiros e estrangeiros em uma partida de futebol nas dependências da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), no Porto de Santos.
Esta será a primeira visita da navios da Marinha do Japão após oito anos. A última escala no cais santista ocorreu durante as festividades do centenário da imigração japonesa. Estiveram em Santos o navio-escola Kashima, além dos destróieres Umigiri e Asagir.
FONTE: A Tribuna
NOTA do EDITOR: Leitor do DAN que for visitar os navios em Santos, nos envie as suas fotos.
O bom de ser um país sem guerras e que podemos receber vistas de todo mundo pena que somos um povo porco kkkk
Torco para que o porto de Santos esteja bem mais limpo q o de Recife…rsrsr sem for o contrario tenho pena destes Japoneses…..vao levar uns 2 anos ate acabar a limpeza….rsrrsrsrsr