A Saab recebeu um pedido para entrega de veículos submarinos adicionais chamados Double Eagle SAROV (Semi-Autonomous Remotely Operated Vehicle); estes devem ser usados para a eliminação segura de minas marítimas. As entregas dos sistemas Double Eagle estão programadas com as de novos navios para a Marinha Polonesa durante 2026-2027.
Os sistemas Double Eagle SAROV serão transportados nos três novos navios caça-minas da Marinha Polonesa, conhecidos como classe Kormoran II, que os implantarão e operarão. O pedido foi assinado com a empresa polonesa Remontowa Shipbuilding S.A., que constrói o segundo lote de navios de contramedidas de minas da classe Kormoran II (MCM) da Marinha polonesa e que equipará os novos navios com o Double Eagle SAROV da Saab.
“Congratulamo-nos com esses pedidos da Remontowa Shipbuilding para sistemas adicionais Double Eagle SAROV para a Marinha polonesa, o que lhes permitirá conduzir operações de contramedidas de minas eficientes e seguras”, diz Niclas Kolmodin, chefe da unidade de negócios Underwater Systems da Saab.
“Esses navios MCM representam um contrato importante para a Remontowa Shipbuilding, bem como uma importante declaração e reforço da segurança nacional da Polônia em um mundo em rápida mudança. A Saab já entregou e comissionou com sucesso seus sistemas Double Eagle para nós, nos três primeiros navios do programa Kormoran II”, diz Dariusz Jaguszewski, Diretor Comercial da Remontowa Shipbuilding S.A.
Utilizada por marinhas de todo o mundo, a família Double Eagle consiste em uma seleção de veículos submarinos para operações MCM. Com diferentes configurações de veículos e opções de integração de carga útil, há uma solução para cada cenário, desde busca, identificação até neutralização de minas.
Alguns dos outros veículos submarinos da Saab, como Sabertooth e Multi-Shot Mine Neutralization Systems (MuMNS), que é um sistema de identificação e eliminação de minas de última geração, para a Marinha Real Britânica e a Marinha Francesa, estão em exibição na EURONAVAL 2022.
O Sabertooth foi usado para localizar os destroços do Endurance, que afundou durante a expedição de Ernest Shackleton à Antártida em 1915.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN