A Saab recebeu um pedido adicional para o radar naval Sea Giraffe AMB, designado AN / SPS-77 pela Marinha dos EUA, para instalação nos mais recentes Littoral Combat Ship, LCS 36 USS Kingsville e LCS 38 USS Pierre.
O pedido, feito pela General Dynamics, é mais uma prova do contínuo crescimento da Saab no mercado dos EUA. A Saab recebeu o primeiro pedido para a Sea Giraffe AMB para os LCS – Navios de Combate Litorâneos em 2005. Desde então, a Saab desenvolveu continuamente o sensor Giraffe AMB para atender múltiplas missões nos serviços marítimos dos EUA, desde aplicações em águas azuis até os litorais.
“A Saab é líder mundial em tecnologia de radar e sensores. Com o Sea Giraffe, desenvolvemos uma plataforma de radar altamente capaz e eficiente que pode ser facilmente adaptada e evoluída para atender às necessidades operacionais específicas do cliente, agora e no futuro”, diz Anders Carp, vice-presidente sênior e chefe de área de negócios da Saab.
A Saab realizará o trabalho em Syracuse, NY nos EUA e em Gotemburgo, na Suécia. Além do AN / SPS-77 atualmente sendo implantado nos LCS classe Independence, variantes do Sea Giraffe também estão sendo desenvolvidas para os navios da Base Marítima Expedicionária dos EUA e para navios da US Coast Guard Offshore Patrol Cutter.
A Saab também está desenvolvendo um derivativo do AN / SPS-77 conhecido como AN / SPN-50, para atender às necessidades de controle de tráfego aéreo do US Naval Air Systems Command para implantação em porta-aviões e navios tipo LHA / LHD.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Pena que esse radar não foi selecionado para as Tamandaré. Mais eficiente que o Artisan.