A cerimônia de Batimento da quilha para o novo navio Signals Intelligence (SIGINT) sueco ocorreu hoje no Estaleiro Naval em Gdynia, Polônia. O evento contou com a presença de representantes da Saab, do Grupo de Armamento Polonês (PGZ) e convidados.
A Saab recebeu em 2017, da FMV ( Swedish Material Defence Administration), um contrato para projetar e construir o novo navio SIGINT para a Marinha sueca, que irá substituir o HSwMS Orion, atualmente em serviço.
A cooperação na construção do navio entre a Saab e o PGZ, é resultado direto do acordo assinado no final de 2016, que estabeleceu uma estreita parceria entre as duas empresas no planejamento e execução de programas navais. Posteriormente, foi selecionado o Nauta Shiprepair Yard, que pertence ao Grupo PGZ, para realizar a construção, ensaios e lançamento ao mar.
“Navios para empregos especiais são utilizados principalmente para a intercepção e análise de sinais transmitidos por rádio, e por isso precisam ser altamente confiáveis e com alta disponibilidade. Portanto, precisa-se de construtores navais altamente qualificados para construírem este tipo de navio. Estamos muito satisfeitos com o progresso da construção e foi um prazer participar da cerimônia de batimento da quilha aqui no Nauta, nosso parceiro neste projeto “, explica Gunnar Wieslander, vice-presidente sênior e chefe da Área de Negócios da Saab Kockums.
“A cerimônia de batimento da quilha foi um evento importante neste projeto especial de construção naval, e temos o prazer de celebrá-lo com os nossos parceiros suecos. Sabemos da importância de navio de propósitos específicos para a marinha sueca e estamos tratando a construção com um compromisso de alta prioridade “, disse Marcin Dabrowski, presidente do Conselho de Administração do Nauta Shiprepair Yard.
O corte do aço para o navio ocorreu em março de 2018.
Antes do navio ser entregue à Marinha sueca, ele vai passar por testes de mar e a instalação dos equipamentos pela Saab Kockums em Karlskrona. O novo navio, que irá substituir HSwMS Orion lançado em 1984, terá de 74 metros de comprimento e um deslocamento de 2.200 toneladas.
FONTE e FOTOS: Saab
TRADUÇÃO e ADAPTAÇÃO: DAN