O A26, da Saab, é o programa de submarinos mais moderno do mundo para a Marinha sueca. O A26 é um submarino único, com design modular testado e aprovado, desempenho submerso silencioso de longa autonomia e excelente manobrabilidade em todos os tipos de águas.
Garantindo a supremacia litorânea
O A26, da Saab, utiliza a mais recente tecnologia furtiva e comunicação tática avançada para permitir que os submarinos integrem suas comunicações com as de outras forças de defesa e agências civis. A flexibilidade operacional, juntamente com um conjunto de armas abrangente, permite que ele realize uma ampla variedade de missões.
Flexível e Abrangente
No atual ambiente naval em constante mudança, a Saab se mantém na vanguarda, desenvolvendo a melhor tecnologia, crucial para operações de resposta a crises, dissuasão, manutenção e garantia da paz. O A26 alia a navegabilidade oceânica em mares agitados, longas distâncias e Littoral Supremacy™ – fazendo dele o submarino AIP mais eficaz do mundo.
Garantia da segurança marítima
A Saab combina inovação tecnológica com planejamento estratégico para oferecer aos nossos clientes as capacidades operacionais que eles precisam para chegar aos resultados que desejam. O A26 é uma adição eficaz a qualquer força naval moderna, que pode realizar com eficácia tarefas de defesa nacional, serviço de inteligência, vigilância e varredura, operações ofensivas, guerra antissubmarino, operações especiais e de lançamento de minas.
Múltiplas Missões
O poderoso submarino A26 foi projetado para cumprir as seguintes missões:
- Operações de proteção marítima, incluindo a detecção e a resposta adequada a atividades ilegais
- Operações de inteligência, secretas em áreas hostis, inclusive inteligência acústica, visual, eletrônica e de comunicação, o que pode implicar no emprego de veículos marítimos não tripulados.
- Operações secretas de contramedidas de minagem, incluindo a busca e remoção de minas, usando veículos submarinos não tripulados.
- Operações especiais de transporte, implantação e recuperação de forças especiais, juntamente com equipamentos e veículos submarinos.
- Guerra antissubmarino através da busca, localização e classificação de submarinos que se aproximam e atacam, e através do contra-ataque a outros submarinos.
- Guerra antissuperfície, onde são utilizados tanto dados de sensores internos, quanto informações de alvos externos.
- Lançamento de minas em modo secreto.
- Trabalho submarino, tal como a manipulação, implantação, recuperação ou destruição de objetos e instalações submarinas.
FONTE e ILUSTRAÇÕES: Saab Kockums
Faltou algumas coisas boas como o PUMP-JET , X tail e VLS para misseis de cruzeiro.
Este A26 foi baseado nos IKL 214, nitidamente, com alteração na vela, ele é um IKL 214. A Kockums era subsidiária da HDW. Ele está para o 214 assim como o S-80 da Navantia para os Scorpenes. Concordo com o Jr, ninguém vai se aventurar com a Kockums tendo dois grandes estaleiros como a Naval e HDW no mercado.
Wolf sua observação não está correta. Os suecos fabricam submarinos bem antes da HDW ter alguma participação lá, e justamente por terem percebido que as coisas não estavam bem, decidiram seguir o seu próprio caminho. O A26 não tem absolutamente NADA de IKL 214. Projeto novo, independente e segue com o AIP sueco e nada de alemão. Talvez, o sonar venha a ser alemão. Fora isso, ZERO HDW no A26.
A saab tem que correr contra o tempo e colocar pelo menos um em operação na marinha sueca o quanto antes para ser considerada em alguma concorrência, ninguém vai trocar scorpene, type 214 e class kilo por um submarino que ainda não existe
Jr eu estive lá no estaleiro Kockums e o A26 está sendo construído. Não se constrói um submarino, primeiro da classe a “toque de caixa”, os suecos sabem como fazer, mas não adianta correr e dar zebra. Será realmente um excelente submarino depois de pronto.
Concordo.