Na terça-feira, 15 de agosto, foi realizada uma cerimônia de corte do material em compósito nas instalações da Saab em Karlskrona, para o primeiro dos quatro mastros dos novos navios da Marinha finlandesa. Os mastros são fabricados com o mesmo material das corvetas suecas da classe Visby, das quais a Saab é líder mundial na produção.
Em setembro de 2019, a Saab assinou um contrato para fornecer e integrar o sistema de combate para os quatro novos navios da Marinha Finlandesa na classe Pohjanmaa (conhecido como programa Squadron 2020). A Saab é uma das subcontratadas dos novos navios finlandeses, com entregas planejadas para o período 2027-2029.
Os mastros que a Saab fabrica para a Finlândia têm altura equivalente a um prédio de cinco andares.
“Este foi um dia importante e estamos orgulhosos de fazer parte do trabalho para fortalecer as capacidades da Marinha Finlandesa. Estamos ansiosos para entregar nossas soluções em compósitos onde líderes mundiais e sistemas de combate em estreita cooperação com nosso cliente finlandês”, disse Mats Wicksell, vice-presidente sênior e chefe da área de negócios Kockums da Saab.
A Saab tem um grande know-how e uma longa experiência em projetar e construir com materiais compostos, como fibra de carbono, e forneceu soluções em compósitos para diferentes classes de navios. Há um grande interesse em tais materiais, pois eles contribuem para um menor peso do navio e assinatura de radar. A fibra de carbono é uma alternativa sustentável que não corrói, reduz o consumo de combustível e significa que mais do peso total de um navio pode ser alocado para recursos adicionais.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN