A Saab entregou nesta quarta-feira, 16 de dezembro, o segundo submarino da classe Gotland para a Administração de Materiais de Defesa Sueca (FMV), após uma atualização de meia-idade.
A Saab realizou uma atualização de meia-idade do HMS Uppland. Tomando todas as medidas necessárias para garantir a disponibilidade operacional do submarino.
A atualização inclui novos sensores e sistemas de navegação, dando ao navio recursos aprimorados. A entrega do HMS Uppland foi realizada hoje em uma cerimônia em Karlskrona, Suécia.
O HMS Uppland é o segundo submarino da classe Gotland a passar por grandes mudanças e agora está operacional novamente.
“Os submarinos da classe Gotland têm uma reputação internacional que muitos outros submarinos desejariam, com uma habilidade furtiva e uma resistência além do comum. A capacidade da Suécia de desenvolver submarinos de classe mundial é resultado da estreita cooperação entre a indústria, a Administração de Materiais de Defesa Sueca e a Marinha Real Sueca. Nós da Saab estamos orgulhosos de que a mais recente tecnologia subaquática de ponta esteja agora operacional a bordo tanto do HMS Uppland quanto do HMS Gotland,” disse Lars Tossman, chefe da área de negócios da Saab Kockums.
O HMS Uppland teve 50 novos sistemas instalados ou modificados, dos quais 20 são novos sistemas que no futuro serão usados na próxima geração de submarinos, a classe Blekinge. Isso significa, por exemplo, novas possibilidades de análise do entorno do submarino como o Mastro Optrônico, em substituição ao periscópio tradicional e sistema de gerenciamento associado.
Os submarinos da classe Gotland foram construídos em 1990-1997. A classe do submarino consiste em três submarinos, todos os quais passaram por pequenas modificações durante a primeira parte de sua vida. O HMS Gotland foi o primeiro a passar por uma atualização para a meia-idade. O submarino foi dividido em duas partes para poder realizar mudanças maiores.
TRADUÇÃOLE ADAPTAÇÃO: DAN