Os sistemas submarinos da Saab apoiaram elementos de dois “exercícios de experimentação operacional” envolvendo mais de 2.000 civis e militares de 15 países da OTAN, Irlanda e Suécia.
Em setembro, a Saab implantou o alvo de treinamento de guerra anti-submarino AUV62-AT, juntamente com o Veículo Operado Remotamente (ROV), Seaeye Falcon. O Seaeye Falcon foi operado a partir do navio da Marinha Portuguesa, Dom Carlos I, enquanto o AUV62-AT foi operado a partir de uma base naval. Ambos os sistemas participaram nos dois exercícios, REPMUS 23 e DYNAMIC MESSENGER 23, durante um total de três semanas. O objetivo dos exercícios era explorar sistemas submarinos não tripulados num contexto operacional.
O AUV62-AT da Saab, em cooperação com a agência de compras de defesa da Suécia, FMV, apoiou sistemas de guerra anti-submarino trazidos por especialistas da marinha, da indústria e acadêmicos. Isso foi feito ao ser usado para imitar o perfil acústico de um submarino, adaptado para os exercícios, que eles poderiam então caçar e rastrear. Os dados coletados pelo AUV62-AT foram então usados para fornecer feedback rápido aos vários sistemas, informando métodos futuros de implantação.
Como parte dos aspectos de Infraestrutura Submarina Crítica dos exercícios, o Seaeye Falcon demonstrou sua flexibilidade operacional e confiabilidade em uma série de tarefas submarinas. Foi crucial na identificação, relocalização e neutralização de dispositivos explosivos submarinos simulados colocados num cabo de comunicações submarino. Isto incluiu a colocação de alvos e a realização de procedimentos submarinos utilizados para tornar seguros os perigos suspeitos, e a sua recuperação remota para análise forense. Esta fase do exercício foi concebida e conduzida pela Saab UK.
“Tem sido um privilégio colaborar com a OTAN/NATO e com especialistas da indústria na exploração da forma como enfrentamos as ameaças em desenvolvimento contra a nossa infraestrutura submarina crítica, uma capacidade defensiva que sem dúvida verá mais atividade nos próximos anos”, afirma Dean Rosenfield, Diretor de Marketing e Diretor Geral da Saab Reino Unido.
A Saab espera participar de futuros exercícios REPMUS e DYNAMIC MESSENGER, com mais capacidades de seu portfólio.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN