A Saab assinou um contrato com a Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) para o Mid-Life Upgrade (MLU) do terceiro submarino da classe Gotland, o HMS Halland. O valor total do pedido é de SEK 1,1 bilhão.
A Saab conduzirá uma extensa MLU no submarino sueco HMS Halland da classe Gotland, incluindo uma revisão e atualização do sistema de combate.
“Este contrato mostra que uma extensa atualização de meia-vida é uma solução confiável, econômica e eficiente para a Marinha sueca receber novos recursos essenciais. É também uma prova do compromisso da Saab em fornecer à Suécia tecnologia subaquática de ponta”, disse Lars Tossman, chefe da área de negócios Kockums da Saab.
Os submarinos da classe Gotland foram construídos entre 1990-1997. A classe Gotland consiste em três submarinos, todos os quais passaram por pequenas modificações durante a primeira parte de sua vida. O HMS Halland é o último barco a passar por uma extensa MLU.
O HMS Gotland e o HMS Uppland foram relançados em 2018 e 2019. As versões atualizadas da classe Gotland estão abrindo caminho para o mais moderno submarino de propulsão independente do ar em produção hoje: a classe Blekinge (A26).
Mais de 20 novos sistemas que serão implementados no estado da arte do A26 também são implementados no HMS Halland como parte do Mid-Life Upgrade, o que contribui para a redução do risco para o A26.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN