A Saab anunciou hoje o lançamento de seu novo avião de reconhecimento, chamado GlobalEye. É uma combinação do jato executivo Bombardier Global 6000 com um novo radar Erieye ER. No final do ano passado, dois aviões deste tipo foram adquiridos pela força aérea dos Emirados Árabes Unidos.
De acordo com o fabricante, o GlobalEye será capaz de detecção simultânea, acompanhamento e observação de objetos no céu, na terra e no mar. O novo radar Erieye ER, com um alcance muito maior em comparação com a versão clássica, será capaz também de detectar e rastrear alvos terrestres e em movimento e objetivos com uma pequena dispersão de reflexão efetiva de superfície de onda, como aeronaves furtivas, mísseis manobráveis, e os periscópios de submarinos em ambiente de forte interferência ativa.
Os GlobalEye serão equipados com novos dispositivos de telecomunicações e de interferência eletrônica, um novo sistema de comando, controle e comunicações e novos equipamentos de auto-defesa. O avião será capaz de operar a uma altitude de 9.100m, durante 11h.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Junker
FONTE: ALTAIR
Acho muito interessante a Saab deixar a critério do cliente a escolha da aeronave e assim instalar o radar na plataforma independente de qual seja. Até hoje me corrijam se eu estiver errado o radar Erieye já foi instalado nas seguintes aeronaves:
EMB-120(cancelado em favor do ERJ-145)
ERJ-145 (E-99)
Saab 340/2000
Global-6000
Pelo que me lembro então são cinco aeronaves diferentes, e uma palavra define muito bem a linha de pensamento da Saab “Flexibilidade”, esta que dá a tônica de não oferecer um pacote fechado o que limita e dificulta as vendas no restrito mercado de aeronaves deste tipo. A parceria Saab-Embraer é com a integração do radar e não de exclusividade, e lembrando que recentemente a empresa de SJC entregou os exemplares do ERJ-145 para a força aérea da Índia que integrou a eles seus próprios sistemas de fabricação nacional.
O mercado é assim um oferece o radar e outros as aeronaves a que me atende tem o mesmo integrado, simples e prático de se pensar e não como sistemas fechados dos EUA/Russia tradicionalmente oferecem.
A propaganda da Saab que eu vi dizia que a empresa não concorreria com a Embraer em nenhum ramo de atividade e agora me pegam uma plataforma da Bombardier para concorrer com o E-99…
Talvez tenha até havido uma proposta que não saibamos mas o ideal não seria um KC-390 GlobalEye ??? Já que as duas empresas estão em um processo de sinergia crescente por conta do Gripen e do contrato com o Brasil, possível desenvolvimento do Sea Gripen, etc… não seria essa a contrapartida sueca mais bem vinda para a empresa brasileira ?
Topol, a Saab não é dona da Embraer. Desenvolver uma aeronave para levar o Erieye não é barato. Outra coisa. Quem manda é o cliente que paga, e o GlobalEye foi escolha do cliente. A Saab não vai deixar de vender porque o cliente não quis o E145. Ok?
Outros países querem o Global no lugar do E145, pois esta aeronave deixou de ser desenvolvida pela Embraer. Neste mercado, manda quem paga.
Perfeitamente Padilha… É compreensível do ponto de vista comercial é claro, a empresa visa o lucro de seus acionistas e é óbvio que não pode deixar passar uma venda importante como esta…
Por outro lado é frustrante para nós entusiastas que almejamos um dia ver uma versão AEW do KC-390 ver uma potencial parceira como a SAAB investir na concorrente em detrimento do novo jato brasileiro…
Mas enfim, em quem por a culpa? com um lobby fraco e governo do próprio país de origem negligenciando a compra do avião cada vez mais as poucas janelas de potencial desenvolvimento vão se fechando… triste.
Desculpe meu amigo, mas discordo 100% de sua visão.
A Saab não tem nenhuma obrigação de desenvolver uma aeronave Embraer. Se a Embraer tiver um cliente e QUISER que a Saab instale o Erieye, a mesma o fará. Mas dizer que a Saab não investe em aeronave Embraer, você está querendo demais. Lembre-se: A FAB tem que querer, a Embraer tem que querer e para isso, tem que ter um tal de “dinheiro”. OK?
Não diria que tem “obrigação”, isso sim seria forçar a barra, inclusive não foi isso que disse… o que penso é que deveria haver mais parceria na promoção do KC-390 e dar mais notoriedade a possibilidade da conversão do jato brasileiro para a versão AEW, oferecer essa versão a potenciais clientes, enfim, ambas empresas trabalharem juntas para isso… mas claro que tem que haver o “tal dinheiro” e para isso o governo de nosso país teria que sinalizar interesse em adquirir a aeronave a alavancar potenciais clientes, sem isso, no chance… bem é o que penso. Um abraço.
Seria interessante o desenvolvimento do radar nacional com essas características e com plataforma do E-195 tendo em vista maior autonomia, é lógico que os 2 E-99 desempenham muito bem esse papel.
O problema é achar quem banque isso.
Uma coisa que eu gosto da Saab é a capacidade de integração de sistemas nas mais diversas plataformas, Já são ai ao menos cinco plataformas diferentes equipadas com o radar Erieye e com a versão ER ganhando mais espaço num mercado digamos restrito em opções.
Fico na torcida que esta nova versão “ER” esteja em breve a nossa disposição seja nos E-99 ou futuramente em um modelo maior e com maior capacidade de incorporação de sensores o que seria muito bem vindo caso a plataforma fosse o E-190/195 largamente utilizado na aviação mundial.
Aos poucos mais países vão se interessando por aeronaves do tipo que por unidade tem um grande valor agregado mas de altíssimo potencial e assim ampliando a capacidade e organização de uma força aérea e indo além das forças armadas. Acredito que o nosso E-99 ainda tenha um bom mercado para ser explorado e com a boa reputação que o Brasil tem com outras nações seria muito bem vindo uma força governamental para auxiliar nas vendas.
A Saab oferece opções variadas dando ao cliente a livre opção pela plataforma que vai receber os sensores, isso é uma grande vantagem no mercado internacional e coisa que poucas empresas tem em seu portfólio.
O ideal seria radar desse numa aeronave da Embraer a Saab, poderia pensar nisso já que possuímos uma parceria com os suecos !
Leia meu comentário ao Topol.
A pergunta que ñ que cala será que a FAB vai ter no minímo dois destes ??? Seria o máxímo !
A Embraer está modernizando 2 E-99 em gavião Peixoto. Não sei se para o padrão ER, mas a falta de fluxo financeiro, está atrasando o programa. Infelizmente.
Coisa de gente grande hein, precisamos deste novo radar Erieye ER.
A FAB poderia optar por esse novo sistema Erieye ER para a próxima geração de aviões AEW&C por exemplo o E-190 já que os E-99M não vão voar para sempre.