A sofisticada fragata russa Admiral Grigorovich (745), construída especialmente para a Frota do Mar Negro, está atualmente passando por testes no mar Báltico.
A Frota do Mar Negro russa receberá em breve a sua fragata mais avançada neste momento, segundo o canal televisivo Zvezda. A tripulação está empenhada em testar os sistemas de suporte de vida do navio, que está equipado com armamentos únicos em toda a Marinha russa.
Os testes incluem o disparo de mísseis, exercícios de tiro de canhão e lançamentos de torpedos.
Entre as funções primárias do navio de 125 metros, estão a defesa aérea, escolta e a defesa antissubmarino.
A fragata é dotada de dois mísseis de cruzeiro supersônicos verticais Kalibr SS-N-27, localizados abaixo dos RBU-6000 lançadores de torpedos de 213 milímetros, que estão a frente do passadiço.
O navio também é equipado com avançados sistemas de guerra eletrônica, incluindo radares de busca aérea e de superfície, assim como um radar de controle de fogo.
No início de julho, o Admiral Grigorovich participou da 7ª Exposição Internacional de Defesa Marítima em São Petersburgo.
FONTE: Sputnik
Planejar! Visão de futuro! Custo x benefício! São palavras desconhecidas na gestão pública brasileira. Por isso somos o que somos. Quase nada entre as grandes nações ou como disse um certo jornalista, somos menosprezados. É não é para ficar com raiva ou indignados. Isso é o resultado do que fazemos, como fazemos e porque fazemos.
As torres das belonaves russas são muito diferentes das ocidentais.
Alguma explicação técnica para esta diferença? Alguém sabe?
Serviria para a MB?
Elden será mesmo que o comando de nossa marinha sabe o que está fazendo?
Só lhe pergunto se voce acha certo investir 1 bilhão de dólares na reforma do São Paulo, que passou mais tempo nas docas do que em mar.
Investir 6,8 bilhões de euros na construção de 4 SBR e 1 SBN, tendo como modelo o Scorpene, qeu até hoje e alvo de críticas por indianos, chilenos e malaios?
É correto investir 450 milhões de dólares em um navio sub-armado e sub-dimensionado, sendo que no mercado existem opções de custo mais acessível, agravado pelo fato deste navio ter como base um projeto de corveta que foi alvo de críticas pela suas deficiência marinheiras.
Você acha certo aposentarmos as Type 22 devido os mais de 30 anos de uso, mas aceitarmos a compra de OHP algumas com mais de 30 anos de uso intensivo, ou das vestustas fragatas francesas?
E se fizermos uma pesquisa mais rebuscada veremos que tais desmandos não são somente na marinha mas em todos os comandos militares.
Concordo plenamente com vc.
Quando eu disse que a MB “sabe” quis dizer que ela deve por obrigação saber o que faz, na verdade tbm não concordo com muitas outras coisas. Creio que é generalizado aqui no Brasil a falta de estratégia.
Muitos erros e poucos acertos. muito desperdício, pouco resultado.
Deus nos ajude se estourar algum conflito por essas bandas.
abraço!
A MB com certeza sabe dos prós e contras desse navio, creio que a sabedoria para qualquer compra está na “multidão de concelhos”, ou seja, saber todos os requisitos de cada classe, seja dos armamentos, casco, motores, etc… um criterioso estudo e não somente uma bela embarcação.
Abraços….
A Rússia está construindo dois modelos de fragatas simultaneamente, ambos baseados no desenho das Krivak, a classe Admiral Gorshkov (project 22350) pelo estaleiro SVS de São Petesburgo e a classe Admiral Grigorovich (project 11356) pelo Yantar de Kaliningrado com suaves modificações entre elas…
O estaleiro Yantar também construiu 6 dessas fragatas com recomendações específicas para a marinha da Índia, com a designação de classe Talwar.
Eles (os russos) tem um ritmo de construção relativamente bom, antes de 2020 moscou terá um numero respeitável de belonaves em estado de arte .
Ela foi construída em quanto tempo?
Gabriel, segundo o Area Militar, início de construção se deu em 2010, batimento de quilha em 2013 e entrada em operação 2015
Valeu Topol!
Isso sim é estado da arte hein, não deixa nada a desejar a nenhuma outra embarcação da classe.
Não sei porque a MB quer navios de 6000 toneladas, se escoltas com o porte da Grigorovich são tão bem armadas e equipadas quanto as de 6000 ton, o melhor exemplo que eu posso dar é a classe Formidable de Cingapura.
Além da Admiral Grigorovich tem mais uma Krivak IV pronta (Admiral Essen) a ser comissionada esse ano e mais três sendo construídas pelo estaleiro Yantar em kaliningrado, no Báltico, com término previsto para 2017/2018…
A princípio todas deveriam se juntar no esforço de revitalização da Frota do Mar Negro mas com a mudança de diretrizes da VMF talvez algumas sejam relocadas para a Frota do Norte o possam permanecer na Frota do Báltico para operações no Atlantico. Já que a frota do Mar Negro também está recebendo seus novos submarinos classe Varshavyanca (Kilo Modificado) e é prevista para receber em breve navios de desembarque Priboi.
As Krivak IV são fragatas muito bem armadas e estão preparadas para todos os tipos de guerra podendo lograr êxito também em ataques a superfície devido ao acréscimo do SS-27 (3M14 Kalibr) míssil de cruzeiro com 2,500 km de range guiado por glonass.
Você podia se tornar editor aqui do DAN ou do Sputnki , você conhece e muito de material bélico.
tu sabe quantos misseis de cruseiro essa fragata leva