Por Gareth Corfield
A Royal Navy (RN) recebeu um novo navio de teste que permitirá que os marinheiros experimentem uma nova tecnologia de ponta, como submarinos robôs e barcos com controle remoto.
O XV Patrick Blackett, navio holandês chegou à Base Naval de Portsmouth esta semana para ser entregue a NavyX, a divisão de pesquisa e desenvolvimento da RN.
Tom Ryall, o coronel da RN encarregado do NavyX, disse que o novo navio “dará maior flexibilidade para experimentar novas capacidades militares, e acelerar novas tecnologias, e kits conceitos para a linha de frente”.
Deslonado 270 toneladas, o Patrick Blackett possui um design civil que foi especialmente modificado, para que protótipos de novos equipamentos possam ser rapidamente instalados em seu espaçoso deck meteorológico, onde os marinheiros podem colocá-los. Os pontos de conexão elétrica e de água no convés permitirão que o pessoal instale ou remova o equipamento especializado sem que o navio precise de modificações caras do estaleiro sempre que um item precisar ser adicionado.
Os ensaios de novos equipamentos navais nos últimos anos eram executados em navios de guerra que saiam da linha de frente e eram modificados conforme necessário, afetando a capacidade da RN de patrulhar os oceanos cada vez mais hostis do mundo.
Fontes navais esperam que o Patrick Blackett seja usado para testar drones marítimos. Esses drones podem ser controlados remotamente a partir de um “navio-mãe” e navegam na superfície do mar ou atuam como submarinos. Tais tecnologias reduzem os riscos enfrentados pelos marinheiros e, almirantes, esperam que um navio pode controlar uma área muito maior do que um navio de guerra convencional.
Experimentos navais recentes com drone autônomo sem tripulação, incluído o uso de drones aéreos de suprimentos para navios no mar, bem como ensaios de uma lancha de controle remoto feito pela BAE Systems e implantado da fragata HMS Argyll.
O novo navio da Royal Navy recebeu o nome de um físico britânico que foi o primeiro diretor de pesquisa operacional da RN durante a Segunda Guerra Mundial. Patrick Blackett ganhou o Prêmio Nobel de Física em 1948.
Ao contrário dos navios de guerra comissionados, o Patrick Blackett usara a bandeira azul-denotando um navio civil de propriedade do governo, mas será comandado por um oficial da RN. Seu casco também é preto em vez de cinza naval, com o indicativo da OTAN, X01.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: The Daily Telegraph