A HMS Sutherland disparou quatro novos mísseis anti-navio Thales Martlet (Lightweight Multi-role Missile) contra uma lancha rápida, visando testar se o míssil poderia ser lançado a partir de um navio.
O Martlet (Lightweight Multi-role Missile) foi originalmente concebido para ser lançado pelo helicóptero AW159 Wildcat contra pequenas embarcações que podem ser uma ameaça à frota, juntamente como o Sea Venon, para navios maiores.
Os recentes incidentes, onde navios britânicos foram ameaçados por embarcações tripuladas e não tripuladas de superfície, ressaltaram os riscos enfrentados pelas unidades da Marinha Real, durante deployments em zonas de perigo.
A Marinha Real queria adicionar o sistema de mísseis às suas defesas e resolveu modificá-lo para um lançador que pode ser montado nos canhões de 30mm atualmente em uso nos seus navios de guerra.
Apenas cinco meses após a idéia ser debatida, a primeira prova de que os canhões de 30mm continuavam com precisão, mesmo equipado com o sistema de míssil, foi comprovada após um teste onde foram disparados 120 tiros contra um alvo flutuante “Killer Tomato”, e que os sensores atrás Marlet puderam controlar inimigo em intervalos de até cinco quilômetros.
Finalmente, quatro mísseis foram disparados para testar o efeito do lançamento no canhão que recebeu a montagem do sistema, em um dos bordos da Sutherland. Três deles com equipamentos de telemetria para medir a precisão dos mísseis.
Tudo foi registrada por câmeras de alta resolução, de modo a equipe da Thales e dos pesquisadores militares possam analisar os efeitos em detalhe.
A adição do míssil aumentará os sistemas de defesa dos navios da Royal Navy contra ameaças assimétricas.
FONTE E FOTOS: RN
Esses 30mm são os mesmos da classe Amazonas? Poderíamos, caso houvesse verba e fosse do interesse da Marinha instalar esses mísseis?
O mesmo 30mm instalado nas Amazonas.
???
Bingo!
Interessante para a MB , já que faz missão de paz no Líbano !
Olá iranianos, tem algum barquinho pra usarmos de alvo??????
kkkkkkkkkk