O chefe do Ministério da Defesa, Stephen Lovegrove, escreveu recentemente outra carta confessional, desta vez ao Comitê de Contas Públicas, admitindo que a primeira fragata Tipo 31 não estará em serviço até maio de 2027. Nos dias felizes de 2017, o First Sea Lord esperava que o primeiro navio estivesse comissionado quatro anos antes, até 2023.
Para consternação geral, em 2018 emergiu a informação de que a HMS Glasgow, a primeira fragata Tipo 26 não estaria em serviço até 2027. Isso é muito depois do “início dos anos 2020” que era a expectativa e é o resultado de desacelerar deliberadamente a taxa de construção para distribuir custos e garantir um fluxo de trabalho de longo prazo para a BAE Systems.
Recentemente, era a esperança da Royal Navy (RN), que a primeira Tipo 31 estivesse em serviço já em 2023, o que ajudaria a mitigar a lenta entrega da Tipo 26. O almirante Jones falando em setembro de 2017 disse: “Para manter nosso atual nível de força, a primeira Tipo 31 deve entrar em serviço, pois o primeiro Tipo 23 de uso geral, o HMS Argyll, sai de serviço em 2023. Claramente, essa é uma escala de tempo exigente”.
Essa não era apenas a vaga esperança da marinha, mas a política do governo consagrada na Estratégia Nacional de Construção Naval que afirmava: “Planejamos tomar uma decisão de investimento no quarto trimestre de 2018 e começar a construir no início de 2019. Nosso objetivo é que a primeira Tipo 31 entre em serviço em 2023 para coincidir com a saída de serviço da primeira Tipo 23.”
Conforme relatamos em novembro, todo o plano está obviamente deslizando para a direita há algum tempo. O cronograma no NSbS mostrou-se otimista demais. Quando a Babcock anunciou que havia vencido a competição da fragata Tipo 31 em setembro de 2019, eles estavam dizendo que o corte de aço começará em 2021 e a primeira embarcação estará “na água” até 2023. Agora parece que levará mais 4 anos para converter a estrutura completa em um navio de guerra operacional.
Ao se comprometer com uma meta de entrega tão distante, pelo menos há uma margem de tempo generosa para resolver os problemas inevitáveis com os primeiros da classe. Falando nesta semana, o contra-almirante Paul Marshall, responsável sênior do programa Tipo 31, disse que todos os navios devem ser entregues até 2028. Isso implicaria que, uma vez superado o obstáculo da primeira da classe, os demais navios serão trazidos para serviço durante um período relativamente curto. Nesse estágio, o desenrolar das fases de teste, comissionamento é desconhecido, mas há um ritmo de entrega no final do projeto.
Projeção
Rápido, barato ou bom?
Existe uma máxima de gerenciamento de projetos chamada ‘The Triple Constraint’, que diz que você pode ter um produto rápido, barato ou bom, mas não pode ter todos eles. Com um gerenciamento astuto, geralmente é possível produzir algo que tenha dois desses atributos, mas não os três. O conceito Tipo 31 tornado público em 2015 sempre seria um desafio difícil para construir um navio de guerra credível rapidamente e a um preço muito baixo.
A maioria concordaria que a seleção do Arrowhead foi a escolha correta, a plataforma comprovada com mais espaço para desenvolvimento. Talvez o que não foi realmente reconhecido tenha sido a penalidade de tempo que acompanharia sua seleção. Embora a Leander da BAE Systems tenha sido um projeto não comprovado, seu núcleo Kahreef havia sido construído anteriormente e a empresa mais experiente provavelmente estava em posição de entregar o navio menor mais rapidamente em parceria com a Cammell Laird. A Babcock apresentou um pacote de lances muito credível, mas, apesar da experiência da Dinamarca e do know-how da Thales, há muitos elementos que devem ser reunidos que levarão tempo. Em termos simples, parece que preço e qualidade foram priorizados antes da velocidade no programa Tipo 31.
Quando o amanhã chegar
Os comentários do almirante Jones sobre a substituição das fragatas Tipo 23 são hoje tão verdadeiros tanto quanto em 2017. “Elas permanecem capazes, mas prolongar suas vidas já não é mais viável do ponto de vista econômico ou operacional. Oito das Tipo 23 estão equipados especificamente para a guerra anti-submarina e essas serão substituídas uma a uma pela nova fragata Tipo 26. Como tal, procuramos a Tipo 31 para substituir as 5 variantes restantes de emprego geral. Isso imediatamente dá uma idéia da urgência com que vemos esse projeto e como ele se encaixa em nossa futura frota. Terminamos com um ciclo vicioso, em que menos navios e mais caros entram em serviço com atraso e navios antigos são bem conservados além da data de validade e se tornam cada vez mais caros de manter. Portanto, precisamos desenvolver o Tipo 31 de maneira diferente, se quisermos sair desse ciclo.” Em algum momento, a urgência que o almirante defendeu e esperava foi perdida.
A Shephard Media previu que os números de escoltas variarão e cairão até 16 entre 2023 e 40. Os Tipo 23, que foram originalmente projetados para servir por 18 anos, estão passando por um programa de prolongamento da vida útil, razoavelmente eficaz, que deve mantê-los até o 34º aniversário. A menos que eles continuem a ter reparos com uma despesa sempre em espiral, mergulhando abaixo do número mágico de 19 escoltas, que agora é uma certeza. Com as opções de restrição, o aprimoramento dos OPVs do Lote II, uma opção favorecida pela situação, parece o único meio alternativo para sustentar os números da frota de superfície.
“Descobrimos uma nova maneira fantástica de manter o cronograma. Ao mudar as datas planejadas de serviço para um futuro distante, nada será entregue com atraso.”
Além das preocupações com a queda no número de escoltas, talvez a maior preocupação seja que os novos navios possam ser semi-obsoletos antes de entrar em serviço. A tecnologia e a situação geopolítica, sem dúvida, avançarão significativamente nos próximos sete anos.
A frota pode ser testada em um conflito antes de 2027? As plataformas Tipo 26 e Tipo 31 têm um grande potencial para evoluir e se desenvolver no futuro, mas a tentativa de alterar o design durante a construção ou até mesmo adicionar novos recursos (que talvez não sejam software) deve ser evitada. A experiência dolorosa do passado determina contratos firmes que obrigam o fornecedor a entregar o que foi acordado desde o início e a Marinha deve evitar mudanças durante o projeto. Esse tipo de disciplina do cliente era um dos principais temas do NSbS de Sir John Parker. O ritmo das mudanças tecnológicas, a diversificação de ameaças e a aceleração do processo de compras estão sendo constantemente discutidas pelos planejadores de defesa. Enquanto isso, estamos construindo fragatas (e submarinos) em um ritmo glacial.
“Ritmo e controle” foi outro tema do NSbS. A intenção era acelerar a construção de navios e continuar construindo com um cronograma constante, fazendo pequenas melhorias e aumentando a eficiência da produção. Sir John imaginou um cenário em que as Tipo 31 seriam retiradas do serviço na RN depois de servir por cerca de 10 anos para serem vendidas em segunda mão no exterior e serem substituídas por embarcações novas. Isso ainda pode ser possível, mas não se encaixa especialmente bem com a seleção de uma plataforma grande e de construção lenta, com um equipamento inicialmente austero, destinado a ser atualizado posteriormente.
Agora parece haver uma boa chance do HMS Glasgow entrar em serviço antes da Tipo 31 em 2027. Em seguida, poderemos celebrar um extraordinário jubileu de prata, dos 25 anos desde que o RN encomendou uma nova fragata (HMS St Albans).
FONTE: Save the Royal Navy
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Caro Padilha não querendo ser chato (mas já sendo)…
Esta tabela neste artigo grita o tamanho minúsculo da nossa futura Fragata Tamandaré (3455 ton) que tem como mais “próxima” a fragata russa Admiral Gorshokov de 4800 ton de deslocamento quase 1400 ton maior….
A fragata seguinte na lista é a fragata alemã Sachen que tem 5800 ton de deslocamento!!!
A maioria fica acima de 6000 ton de deslocamento…
A Fragata brasileira está nua diante desta tabela….
Meu caro Giba, antes de gritar para o suposto pequeno tamanho das Tamandaré cumpre perguntar o porquê da MB estar no estado atual…
A resposta está em Itaguaí e nos autos dos processos que tramitam nos TRFs da 2ª e 4ª região….
“Os Tipo 23, que foram originalmente projetados para servir por 18 anos, estão passando por um programa de prolongamento da vida útil, razoavelmente eficaz, que deve mantê-los até o 34º aniversário.”
Foram projetadas para operar por 18 anos e tiveram suas vidas estendidas por quase o dobro….elas estarão inúteis ao fim de seu ciclo e ainda tem gente querendo as Tipo 23 na MB….
Exatamente. Isso é porque não sabem muito sobre navios. Só pode.
Na MB elas provavelmente operarão em um ritmo bem menor do que na RN