O HMS Albion (L14) e o HMS Bulwark (L15) podem ser retirados do serviço ativo de acordo com os planos apresentados pelo secretário de Defesa Grant Shapps, devido a crise de mão de obra na Marinha Real, liberando mais de 200 marinheiros para outros navios, muito provavelmente para a nova frota de fragatas Type 26, quando entrarem em serviço.
Mas a medida foi criticada por especialistas que dizem que a retirada enfraqueceria os Royal Marines (Fuzileiros Navais), diminuindo a sua capacidade a partir do mar. Isso ocorre depois de relatos de que a Marinha Real está supostamente desativando mais duas Type 23, a HMS Westminster e a HMS Argyll.
Respondendo às revelações, Lord West descreveu os planos de desativar o HMS Albion e o HMS Bulwark como um “erro terrível”, que reduziria as capacidades anfíbias das Forças Armadas britânicas.
Embora a Royal Navy tenha quatro navios de desembarque da Classe Bay, construídos na década de 2000, o especialista da indústria Simon Jones disse que os navios mais antigos permanecem “intrínsecos ao movimento das forças de comando em todo o mundo”.
Os dois navios deveriam permanecer em serviço até o início da década de 2030, sendo que o HMS Bulwark passou por uma reforma cara nos últimos anos. Fontes ligadas ao Whitehall, justificaram a reforma de navios mais antigos para que a Royal Navy pudesse funcionar como uma “força de combate moderna e de alta tecnologia. É sempre emocionante quando navios com uma longa história chegam ao fim da sua vida útil. Mas o descomissionamento é a decisão certa. As novas fragatas Type 26 estarão em serviço antes que esses navios possam ser reformados.”
Segundo estatísticas oficiais, a Royal Navy realizou o pior dos serviços de recrutamento dos últimos 12 meses. O número de recrutas caiu 22,1% nos 12 meses até Março de 2023, enquanto a RAF caiu quase 17% e o Exército quase 15%.
O secretário de Defesa, John Healey, criticou a forma como o governo lidou com a crise de recrutamento e disse que os planos de desativação do HMS Albion e Bulwark iriam “levantar sérias preocupações” sobre as operações futuras dos Royal Marines.
Um porta-voz da Marinha Real disse que ‘A Força de Comando da Marinha Real é altamente treinada e qualificada e está pronta para ser implantada globalmente. Os navios de desembarque continuam a fazer parte da frota da Marinha e possuem maior capacidade anfíbia por meio de navios da Classe Bay. Os requisitos operacionais da RN são mantidos sob constante revisão e o Ministério da Defesa está empenhado em garantir que a Marinha tenha as capacidades necessárias para atender aos requisitos operacionais atuais e futuros.’
As capacidades navais da Grã-Bretanha ganharam grande destaque desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, com o aumento da presença de submarinos russos em águas próximas ao Reino Unido e, mais recentemente, com as tensões no Médio Oriente.
Na verdade a marinha precisa de tudo mas temos que lembrar as baixas dos ndds e nada foi posto no lugar com exceção do ndm bahia seria uma grande oportunidade de reforçar as capacidades da força anfíbio.
Wesley,
Essas fragatas estão no terço final de suas vidas uteis. Foi estimado, uns quatro anos atrás, que uma modernização top e extensão da vida útil do casco daria aí uns 400 milhões de reais por vaso, em valores da época evidentemente…
Talvez… a HMS Argyl, que passou por um profundo PMG, o qual contemplou justamente a extensão da vida útil da embarcação, nos interessasse… Mas não espere menos que meio bilhão de reais por esse navio, mais custos posteriores…
No mais, se é pra gastar dinheiro, que seja com navio novo…
Seria possível a MB comprar ao menos uma das Type 23? Acho q é nossa maior carência, atualmente.
Wesley,
Essas fragatas estão no terço final de suas vidas uteis. Foi estimado, uns quatro anos atrás, que uma modernização top e extensão da vida útil do casco daria aí uns 400 milhões de reais por vaso, em valores da época evidentemente…
Talvez… a HMS Argyl, que passou por um profundo PMG, o qual contemplou justamente a extensão da vida útil da embarcação, nos interessasse… Mas não espere menos que meio bilhão de reais por esse navio, mais custos posteriores…
No mais, se é pra gastar dinheiro, que seja com navio novo…
Bahhh Tche, é agora ou NUNCA!
Pega dois pelo preço de um!
Acho que a MB precisa mais de NApLogs no momento
Boa tarde, também acho uma aquisição interessante par O Brasil, em face ao seu grade litoral e levando em conta, o surgimento de tensões regionais em nosso cenário sul-americano. Saudações!!!
São NDCCs?
Seriam NDD na MB…
Um dos 4 classe Bay foi vendido à Austrália em 2011 e rebatizado HMAS Choules.
Boa tarde amigo Guilherme esses navios seriam ideais pra MB e possível vir ao menos um navio desse?
Obrigado
Abs
Fabio,
Seriam bem vindos sim.
Perdemos 2 NDD e 2 NDCC, e ficamos com 1 NDCC, +1 NDM…
Extremamente necessários, para quem pretende manter uma força de fuzileiros expedicionária…