Por Guilherme Wiltgen
O segundo Navio-Aeródromo da classe Queen Elizabeth, o HMS Prince of Wales (R 09), atingiu a capacidade operacional durante o exercício internacional Joint Warrior, encerrando dois anos de intensos treinamento.
A capacidade operacional total permitirá que o HMS Prince of Wales se junte ao HMS Queen Elizabeth, na linha de frente da Royal Navy em operações ao redor do mundo, a exemplo do Carrier Strike Group 2021 no Pacífico.
Com esta situação de URSS e CHINA se armando até os dentes, o BRASIL deveria ter no mínimo duas Naes para cobrir todo nosso litoral, com todo suporte necessário para suas operações ! Quem tem Naes em bom estado para vender, em muito bom estado ? Porquê o ultimo, (São Paulo) mais ficou boiando do que em operação, um verdadeiro engodo adquirido dos franceses. Acho que talvez os americanos, já que estão renovando sua frota !
E recente os dois Naes estavam em operação simultaneamente pois enquanto o HMS Prince of Wales estava participando do International Join Warrior o HMS Queen Elizabeth estava e ainda está no Oceano Pacífico…
E o detalhe é que ambos estavam operando com caças F-35 embarcados.
Como se vê hoje o Reino Unido possui a segunda aviação embarcada de asas fixas do planeta perdendo apenas para os EUA.
A decisão de ter 2 Naes ao invés de “apenas 1”, foi tomada a mais de duas década atrás! Hoje vemos que essa foi aposta certa, com um mundo cada vez mais perigoso no horizonte.
*Aguardamos novas compras de
F-35B para completar os 48 encomendados.
A julgar pela queda acentuada do preço do avião certamente serão mais embora fosse interessante que a RAF adquirisse o F-35A e deixasse os F-35B com a RN