Por Guilherme Wiltgen
No dia 16 de março, após 4 meses atuando na missão Arromanches 2, contra o Estado Islâmico (EI), o porta-aviões francês Charles de Gaulle (R 91), retornou ao seu porto base no mediterrâneo, na Base Naval de Toulon.
O retorno do porta-aviões nuclear francês também marcou a despedida dos últimos Super Etendard Modernisés (SEM) do serviço ativo na Marine Nationale.
FOTOS: MN
Uma pergunta de leigo;
Se fosse construído uma versão Naval do SUPER TUCANO; não poderíamos baratear os custos de operações e com isso recolocar o A-12 na ativa, com uma ala aérea naval de asa fixa completa?
Um ST NAVAL, por ter a característica de poder voar a baixa velocidade , facilitaria o pouso a bordo e também por essa mesma característica poderia fazer aproximação de ataque bem próximo ao mar/ondas como estratégia ,dificultando sua detecção.
Amigo, ja foi pensada essa possibilidade, pois seria uma otima anv para treinamento a bordo, bem como também para CAS e COIN, mas para ataque como você citou não vejo muita utilidade, principalmente por ser lento, mesmo voando baixo lançaria o que contra os navios? Bombas burras? Bombas guiadas (teriam que ser lançadas de um perfil de vôo mais alto)? Misseis anti-navio não tem como.
Mesmo assim, apesar das qualidades da anv a pequena quantidade não seria viavel economicamente para fazer todo o reprojeto do avião para operar embarcado
Daqui a uns 15-20 anos será nosso futuro NAe. Anotem !
Não há como já que o CDG é nuclear e portanto não seria repassado para outras nações e dentro de 20 anos ele deverá estar passando pelo seu penúltimo reabastecimento dos reatores nucleares e deverá permanecer comissionado na marinha francesa até +/- 2043 !
Parece que o Charles de Gaulle está precisando de um trato no casco.
Saudações amigo, qualquer navio após alguns dias ou semanas no mar vai ficar assim, essas lagrimas de ferrugem não são nada de mais
Nuremberg,
Isso é coisa normal, nada demais. Agora em Toulon ele volta a ficar zerado!
Abs
Nesta última foto ainda podemos observar alguns Super Etendart a bordo… este foi o último desdobramento embarcado destas aeronaves que depois do F-14 Tomcat é o caça naval que mais deixará saudades…
Salve SEM matador de navios ingleses.
Só um adendo, quem afundou navios ingleses forão os SUE e não SEM
TKS, bem lembrado Airacobra…
Embora estes dois aviões são versões distintas de um mesmo modelo, como o próprio nome diz, o SEM é a versão modernizada do SUE.
Mas quem matou os navios ingleses foram mesmo os SUE, que nunca passaram por uma “modernización”…