A Marinha Real Holandesa (Koninklijke Marine) já opera a última geração de radares Thales 4D AESA na maioria de seus navios, dada a arquitetura flexível do radar, que facilita a introdução de novos recursos ao longo da sua vida operativa.
O NS100 do HNLMS Rotterdam também será atualizado, para que os radares nos dois LPD holandeses sejam idênticos.
O mesmo contrato especifica a entrega dos radares de vigilância Scout Mk3 a serem instalados no HNLMS Johan de Witt e no futuro Combat Support Ship (CSS), o HNLMS Den Helder, que está atualmente em construção pela Damen. O CSS também receberá um sistema de IFF da Thales.
Mais cinco radares Scout Mk3 serão fornecidos para as fragatas da classe M, operadas pela Holanda e pela Bélgica. Com esse contrato, eleva-se para 15 o número de radares Scout Mk3.
Geert van der Molen, vice-presidente Naval da Thales disse que: “Este contrato demonstra como é fácil atualizar um sistema de radar Thales 4D AESA em operação, para alinhá-lo com as mesmas especificações de um novo radar. A atualização envolve apenas a troca de um componente e a instalação do software atualizado, que pode ser realizado na base Naval de Den Helder“.
FONTE: Thales