A união de três seções de casco do Submarino “Tonelero” (S-42), o terceiro dos quatro submarinos em construção pela Itaguaí Construções Navais (ICN), no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), foi realizada, com êxito, no dia 3 de setembro, na Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), situada na Área Norte do Complexo Naval de Itaguaí, no Sul do estado do Rio de Janeiro.
A etapa industrial cumprida na UFEM corresponde à união de três das cinco seções de casco, assim como à instalação de sistemas e equipamentos, o que representa mais uma importante etapa no processo de fabricação do “Tonelero”, a exemplo do que ocorreu com o Submarino “Riachuelo” (S-40), atualmente em provas de mar que precedem a entrega ao Setor Operativo da Marinha, e com o Submarino “Humaitá” (S-41), em fase final de prontificação no Estaleiro de Construção e cujo lançamento ao mar está previsto para dezembro deste ano.
Com o avanço do PROSUB, que também inclui a construção da Seção de Qualificação do primeiro submarino convencional com propulsão nuclear “Álvaro Alberto” (SN-BR) prevista para 2020, novas tecnologias estão sendo adquiridas nas áreas de projeto e construção de submarinos e de nacionalização de sistemas e equipamentos.
Assim, o Brasil poderá consolidar sua indústria de Defesa e outros setores da economia, alcançando, ao final do PROSUB, uma posição de destaque no seleto grupo de países que projetam, constroem, operam e reparam submarinos.
FONTE: MB
Citando de memoria, creio que pelo cronograma original do PROSUB feito lá por 2009;2010…, o primeiro submarino nuclear, o “Álvaro Alberto”, em 2020 deveria estar já basicamente pronto. Agora já esta projetado lá pra 2029…E com o…. como “Supremo Comandante” a tendencia é piorar, pois ele só se importa em comprar apoio entre os militares através de aumentos de soldo e cargos
comissionados no GF (mais de 3 mil…) , más não apoia o fortalecimento da capacidade de combate das F.A.
Não entendi esse texto, Seção de Qualificação do primeiro submarino convencional com propulsão nuclear “Álvaro Alberto” (SN-BR) prevista para 2020, não entendi nada.
A primeira seção de qualificação é a primeira parte do SUBNUC que foi construída agora em 2020. Mas ela não será parte do submarino, ela como foi feito no SBR, será usada para testar e verificar se está tudo OK, para então começar a fabricar as seções definitivas do Álvaro Alberto.
O estagiário certamente errou ao usar o termo convencional.
Grato Padilha, fico feliz em saber que a partir de agora o SNBR é irreversível.
O programa está andando, mas aqui é Brasil e…..nunca se sabe.
Sua falta de fé é perturbadora!!!
Darth Vader 😁🇧🇷😎
Ao contrário, e prudente em se tratando de Brasil……….
Sou um cara sempre otimista, mas as vezes somos surpreendidos.
O importante é que esta andando e se não fosse o Covid-19 estaria mais adiantado.