O Centro Industrial Nuclear de Aramar (SP) e o estaleiro naval de itaguaí (RJ) se tornaram ilhas de excelência no Brasil, desenvolvem projetos de grande relevância para nosso desenvolvimento e devem continuar com o estímulo do governo e do Congresso Nacional.
O relato e a recomendação foram feitos nesta quinta-feira (5) pelo senador Pedro Chaves na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). Ele representou o colegiado em visita oficial a essas instalações da Marinha nos dias 28 e 29 de setembro.
“Vi com meus próprios olhos o avanço que a Marinha vem obtendo com o submarino nuclear, inclusive o domínio do enriquecimento do urânio e a própria energia nuclear. Está muito mais avançado do que nós supomos, existe um Brasil diferente” ressaltou o senador, lembrando a complexidade em torno do desenvolvimento desse tipo de tecnologia, que não conta com colaboração das nações mais avançadas na área.
FONTE: Senado
Esse reator de teste em terra deveria fornece energia elétrica para para Base de Itaguaí
Sergio, já está sendo construída uma planta em terra para testar o reactor atrelado ao conjunto propulsor.
O projeto do Submarino já está pronto, falta começar a etapa de fabricação.
.
2030 é um prazo razoável. Depois de incorporado, o Submarino será uma “bancada de teste” para que sirva de estudo para o próximo passo, que é a construção dos próximos submarinos. Mas isso é coisa lá pra 2040.
.
É um planejamento de longo prazo…
Me parece que o senador confundiu-se com os submarinos ,pois o sub nuclear anda em passo de tartaruga é possível que os argentinos consigam desenvolver um reator primeiro que nós e olhem que é apenas uma ideia . E quando esse submarino ficar pronto já será obsoleto.
Roberto permita me perguntar. Estaria obsoleto em que sentindo?
Boa tarde.
Gente eu já trabalhei em indústria metalúrgica por várias anos.
Esse Submarino Nuclear não sai antes de 2030.
Um submarino nada mais é que um vaso de pressão.
O problema é a automação válvulas, sistema de software,sistema de propulsão e de armas.
O Brasil ainda não construiu o reator nuclear.
Quando construir o reator esse precisa de testes imagino que pelo menos uns 5 anos.
Ninguém vai colocar um vaso de 2 bilhões na Água e ver o que acontece.
Lembrando que o sistemá de controle do reator terá que ser nacional por ser uma tecnologia sensível.
Não adianta ter o combustível nuclear sem um reator já operacional
Penso que falta muito compromisso com o setor de Defesa do Brasil. O Brasil pelo seu tamanho territorial, pela capacidade e inteligência do pessoal, poderia estar entre os 4 primeiros países do mundo em termos de tecnologia. O país tem condição de avançar MUITO, basta investir no mínimo 2,3 % do PIB.
Quando ele fala que viu o avanço que a MB está tendo com o submarino nuclear será que ele não se enganou com o primeiro scorpene que está sendo concluído.
Pois é amigos nas áreas espacial e miltar as informações são muito escassas tem que garinpar mesmo.
É difícil saber se é bem isso se tratando de um político,não tô entendendo porque nós últimos meses sequer nos blogs de defesa não se vê mais matérias relacionadas,poucas informações a respeito do atual estado dos submarinos e quanto ao desenvolvimento do reator,o porque desse mistério todo,uma pergunta aos editores o prazo para o lançamento do SBR-1 está seguindo o cronograma,enfim se algum editor tiver alguma informação ou existe previsão de lançamento de alguma matéria ao entorno do tema seria interessante aguardo,desde já sds.
O Senado não teria nada de mais detalhado a reportar, uma pena, mas pela fala do senador indica que provavelmente ele viu e ouvis coisas que nós não temos acesso, o que, caso seja isso mesmo, é uma ótima notícia! 🙂
Sds