ICN – Em uma delicada e complexa operação, a equipe do Estaleiro de Construção (ESC) finalizou o embarque dos 360 elementos de baterias no submarino Humaitá (S 41), uma atividade que exigiu grande concentração e comprometimento na ativação e manuseio dos elementos.
O primeiro passo foi a energização das baterias nas oficinas de ativação. Em seguida, os elementos foram transportados até o ESC, onde foram içados por uma ponte rolante até o interior da embarcação. Por último, a equipe de elétrica tem a missão de conectar os barramentos nos elementos de baterias para permitir a realização de carga a bordo.
FONTE: ICN
E o lançamento ao mar, quando será
Breve
Concordo com o Sr. Lucas Gouveia Pereira. E procupante a falta de sinalização quanto a construção de submarinos adicionais. Sou da opinião que deveria haver negociações para a construção de pelo menos dois classe Riachuelo adicionais ( S 44 e S 45). Estes navios permitiriam fixar e manter a expertise adquirida, impedir a dispersão de mao de obra especializada, incrementar a economia de escala e contribuir para o fortalecimento do Poder Naval e a dissuasão, até o inicio das obras propriamente.didas do SN 10. Após o S 45 seria possivel a construção de uma nova geração de submarinos aperfeiçoados apartir da classe Riachuelo. Estas novas construções com certeza permitiriam a plena perenidade do PROSUB. O grande passo seguinte seria a construção do SN 11.
Senhores, após o Angostura será iniciada a construção do Álvaro Alberto. Já foram fabricadas as primeiras partes do casco para testes e na sequência será iniciada sua fabricação. Este é o cronograma. Talvez por isso ainda não se tenha partido para a quinta e sexta unidade a diesel. Vamos aguardar as eleições e ver o que acontece no país.
Como sempre, é excelente ver o avanço do PROSUB. No entanto, ainda me preocupa a questão de um novo lote e se realmente ocorrerá a conclusão do SN-BR.