Por Roberto Caiafa
Sirius, a nova fonte de luz síncrotron brasileira, é maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no Brasil, sendo responsabilidade do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS).
Planejado para colocar o Brasil na liderança mundial de geração de luz síncrotron, esse acelerador de elétrons foi projetado para ter o maior brilho dentre todos os equipamentos na sua classe de energia.
Os investimentos no Sirius permitirão ao Brasil manter a sua competitividade nas próximas décadas em áreas estratégicas como nanociência, biologia molecular estrutural (base para o desenvolvimento de fármacos) materiais avançados para uso pela BID na produção de armamentos e sistemas de alta tecnologia, e na busca de energias alternativas para a matriz energética nacional, dentre várias outras possibilidades.
Sirius será composto por um conjunto de aceleradores de elétrons, por estações experimentais, chamadas de linhas de luz, e por um prédio que abrigará todo esse complexo.
Os aceleradores foram projetados com novos conceitos ainda não utilizados no mundo, e seu acelerador principal, com energia de 3 GeV (giga eletronvolts), terá 518,4 metros de circunferência e poderá comportar até 40 linhas de luz.
O prédio, de 68.000 m2, está entre as obras civis mais sofisticadas já construídas no País, com exigências de estabilidade mecânica e térmica sem precedentes, que desafiam a engenharia brasileira ao seu limite.
O estágio atual
Fotografado do ar no dia 31 de outubro último, o sítio de construção do Projeto Sirius, localizado na cidade de Campinas (interior de São Paulo), encontra se em avançado estágio dos trabalhos no complexo principal.
A estrutura metálica da cobertura já está em torno de 3/4 de execução, e a primeira camada da telha (de 3 previstas) está sendo montada com conclusão prevista até dezembro de 2016.
As superestruturas externa e interna estão basicamente concluídas, incluindo seus fechamentos. Internamente ao prédio está em andamento a execução do piso especial. Já foram executadas (instaladas) 380 estacas das aproximadamente 1.200 previstas. Esse recurso garante uma fundação milimetricamente plana, estável, isenta de vibrações e capaz de resistir aos diferentes testes que serão executados no acelerador de elétrons.
O complexo completo foi orçado em cerca de R$ 650 milhões. O projeto foi desenvolvido pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), vinculado ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).
O LNLS opera, desde 1997, a primeira fonte de luz síncrotron do Hemisfério Sul, uma máquina de 2ª geração, totalmente projetada e construída no Brasil. O projeto Sirius, da mesma forma, está sendo desenvolvido pelo LNLS de modo a assegurar uma grande participação de empresas nacionais na fabricação de seus componentes.
FONTE: Infodefensa
FOTOS:Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) via Carlos Fortner
Deveria estar sob sigilo de dados e de imagens para bloquear espionagem/sabotagem de inimigos !!!
nosssa…. Que perigo. ainda mais nesse momento tão delicado que estamos.
Se isso cai na mão de mafiosos politicos e estrangeiros interessados em questões de algumas coporações …
O país de delinquencia politca!!! Da medo…muito medo… E se isso acontecer, adeus América do sul.
Até que em fim, uma coisa que funciona neste país!!!
O Dinheiro nunca faltaria se Verbas para Leis Rouanet, Bolsas Defeso ( pagar para se cumprir a Lei),Verbas para ONGs ,MST,MTST,Bolsa Família ,para todos e qualquer um Ad Eternum então ,aí estaremos a Reboque do mundo ,fora os roubos e desvios em todos os níveis de Governo ,aposentadorias precoces, e pensões para Filhas de Militares, Desembargadores ,etc também vitalício (pessoas que se dizem patriotas) , finalmente aposentadorias de forma completamente fora da realidade para a maioria de funcionários público; isto sendo resolvido e posto nos trilhos o BRASIL passaria e ter Verbas para Tecnologias ,Educação e Defesa na medida certa e poderíamos pensar a Liderar o Mundo , de outra forma tudo continuará como sempre SOLAMENTE SOÑAR !
Esta é uma herança bendita,
Até que saiu barato 650 milhões ,belo estadio
Se daqui a pouco o MPF não encontrar indicíos de corrupção ou o governo cortar ou reduzir os recursos para o projeto como tem feito com outros projetos estratégicos para o Brasil vai ser um grande avanço. Mas sinceramente não coloco mais fé alguma em nada referente ao avanço cientifico e tecnológico do nosso país. Com essa PEC do austericídio se as coisas estavam ruins vão piorar ainda mais. Ou vocês acham que os nossos nobres políticos realmente vão cortar verbas de seus gastos pessoais e os super salários do alto escalão do funcionalismo público (juízes, promotores, auditores, delegados da PF etc) pra destinar mais recursos pra saúde, educação, infraestrutura e C&T?
Impressionante… muito bacana mesmo, não sabia deste empreendimento.
Cade meu comentario…….rsrsrsrsrs
De nada disso adiantará se não houver indústrias de capital 100% nacional e comprometidas com os interesses estratégicos nacionais.
Pois teremos as tecnologias, porém fabricadas por empresas multi internacionias, ou ex empresas nacionais; que visam apenas o lucro fácil e rápido para satisfazer a ganância de seus investidores.
Mesmo que para isso, elas tenham que montar produtos no Brasil com peças de alta tecnologia vindas do mundo inteiro ( qualquer semelhança não é mera coincidência).
Recebendo garantias e incentivos como se ainda fossem empresas nacionais, ou se muda essa política desastrosa ou teremos produtos de altíssima tecnologia, sem dominarmos nem o conhecimento para fabricar os parafusos desses produtos; situação perigosa para qualquer país que almeja se tornar uma nação verdadeiramente soberana e com capacidades críveis de defesa.
Este empreendimento esta no mesmo terreno e bem ao lado do lab Sincroton e do lab Biotecnologia, um complexo do Gov Federal aqui em Campinas. Alem disso, na mesma direcao deste , esta o complexo computacional do Bco Santander, outra obra portentosa. Eu moro logo ali atras, cerca de uns 500 mts em linha reta , onde acaba o B Cid Universitaria 2 vista na primeira foto 2 situado ao lado da Unicamp e tbm bem perto do Centro de tratamento de cancer infantil Boldrini, caso alguem queira saber. A obra em si realmente esta avancada, mas li q alguns tostoes par este ano sofreram cortes orcamentarios. Enfim, a placa ja estava ali a mais de 5 anos e agora sacudiram a poeira..rsrsrsr. Aqui eh um polo de alta tecnologia e so agora comecam realmente a ganhar contornos o tal empreendimento. Aqui tbm ja teve a Nortel, X TAL q produzia cabos oticos e faliu, o famigerado CPQD…….. To por aqui se quiserem mais infos.
Construía.
Com o corte de verbas para pesquisa voltaremos a ser consumidores de sucata.
Só saiu porque mentiram pro pessoal lá do governo que era um estádio, só não espalhem senao….
É isso aí, espero muito que o projeto não seja congelado por problemas políticos.
Através de conhecimentos, faremos um país mais forte!
Abraços.
Sem duvidas é algo esptanto, saber que o Brasil está construindo um monstro da tecnologia como esse sirius, isso mostra que podemos estar desenvolvendo em segredo algo neclear…. mas aqui entre n´so sabemos que se depender do nosso governo isso ai vai virar museu, não esqueça que temos um super computador o maior da América aqui no brasil e está paralisado por falta de dinheiro para pagar a conta de Luz, se eu estiver errado me corrijam!
Uau!!! Este é o Brasil que funciona, que dá orgulho(orgulho dos idealizadores/colaboradores do projeto). Que Deus abençoe a todos e os proteja pois este troço é perigoso pra chuchu!!!