No dia 8 de novembro de 2012, o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) desembarcou na Estação Argentina Camara, na ilha de “Half Moon”. Pesquisadores brasileiros e militares de ambos os países realizarão atividades, durante um mês, em uma cooperação entre a Marinha do Brasil e a Armada da República Argentina.
Com o propósito de reforçar uma política latina de integração comum, serão realizadas pesquisas para avaliação de processos de bioincrustação, na área, usando múltiplas hipóteses de trabalho.
Os pesquisadores embarcaram no Navio Polar (NPo) “Almirante Maximiano”, na cidade de Ushuaia, na Argentina, juntamente com todo material de pesquisa e de apoio necessário para a operação e a ocupação da Estação.
As bandeiras dos países foram hasteadas pelo chefe da Estação Camara, pelo Comandante do NPo “Almirante Maximiano” e pelo Coordenador embarcado do PROANTAR.
Um cozinheiro e um enfermeiro brasileiros cuidarão do cardápio e da saúde dos militares e dos pesquisadores.
O coordenador do Projeto, Dr. Ricardo Coutinho, do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira, desenvolverá pesquisas com o objetivo de produzir conhecimento científico, de forma integrada, na área de bioincrustação e biocorrosão marinha na Antártica, por meio de pesquisa experimental de campo. Os resultados serão aplicados no controle do crescimento de organismos vivos indesejáveis nas estruturas artificiais, tais como navios e plataformas, utilizadas pelo homem e nos ecossistemas naturais.