O primeiro Pattugliatore Polivalente d’Altura (PPA) Thaon Revel (P 430), já está próximo da entrega à Marinha Italiana e com ele virá também a disponibilização para a Esquadra do primeiro “Naval Cokpit”, uma estação de trabalho integrada que permite a condução do navio em operações navais e aeronavais realizadas por apenas dois operadores, o Piloto e o Copiloto, que incorporou as figuras do Oficial da Guarda no passadiço e do Comando. A partir desta estação, é possível gerenciar as máquinas, os lemes, os sistemas de plataforma e o Sistema de Combate no nível mais extremo, ou seja, o uso das armas fornecidas.
O treinamento do pessoal começou durante as numerosas navegações dedicadas à nova classe de Navios de Patrulha, que permitiram que os oficiais designados para esta nova posição fossem submetidos a treinamento prático (on job training). Outra parte da formação decorreu tanto nos Organismos da Marinha em sistemas de simulação, como nas empresas Leonardo e Seastema.
Foram duas semanas no Centro de Programação da Marinha, seguidas de mais duas semanas para a parte do Sistema de Plataforma e outra semana para o Sistema de Combate. A partir de agora, este será o caminho de treinamento que os oficiais deverão seguir para conhecer este sistema inovador e conduzir as operações marítimas e áreas das novas embarcações da classe Thaon di Revel.
A cerimônia de entrega dos Certificados foi a bordo do Thaon di Revel, e marcaram o início de uma nova fase para os navios, que vai permitir mais um passo para vencer a aposta feita em 2014, com a aprovação da Lei Naval, que deu origem a este sistema futurista do navio e da sua navegação. Um autêntico engenho italiano que prestigiará a Marinha e as tripulações do futuro.