Planos de logística e deslocamento de tropas por terra e ar já foram elaborados. Inteligência do governo identificou risco de greves em quatro estados.
Por Robson Bonin
O Ministério da Defesa vem articulando em sigilo nos últimos dias um gigantesco plano de contingência para evitar que as cenas de caos e violência registradas no Espírito Santo se alastrem para outros estados do país. Diante da ameaça de greve das polícias militares em pelo menos quatro estados – Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul –, as Forças Armadas elaboraram esquemas de logística e deslocamento de tropas por terra e ar para atuar em cada um dos focos de tensão detectados pelo país. A ideia é que as forças melhorem o tempo de reação (bastante criticado no caso do Espírito Santo), caso os governos estaduais decidam recorrer ao reforço militar diante da ameaça grevista.
Um integrante da cúpula do governo que atua diretamente na elaboração dessa estratégia militar disse a VEJA que cerca de 30.000 militares altamente treinados estão a postos nos quarteis das três forças para serem acionados em caso de deflagração de greves pelos estados. São soldados que já atuaram em zonas de conflito como o Haiti, por exemplo.
“Diante da possibilidade de que o presidente da República solicite que as Forças Armadas venham a assumir operacionalmente o controle da segurança de um determinado estado, segue-se um procedimento que é padrão: você faz uma logística, vê os pontos chaves, os pontos críticos e estabelece um oficial de ligação das Forças Armadas com a secretaria de Defesa do estado. A gente tem alguns estados onde essas pré-condições já estão dadas. É o caso do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, de Pernambuco e do Rio Grande do Sul. Já temos planos micro detalhados de emprego de tropas para esses estados”, diz um auxiliar do presidente Michel Temer.
As medidas começaram a ser adotadas depois que relatórios de inteligência que chegaram ao Palácio do Planalto identificaram o risco de disseminação da crise na segurança pública que já resultou em mais de 120 mortes no Espírito Santo, além de uma onda de saques ao comércio e toda sorte de crimes comuns.
A crise no Espírito Santo chega hoje ao sétimo dia. Na manhã desta sexta-feira, o comandante da Polícia Militar, Nylton Pereira, anunciou que 703 policiais militares serão indiciados pelo crime de revolta – caso sejam condenados, os militares podem pegar de 8 a 20 anos de detenção. Segundo o comandante, os PMs tiveram o ponto cortado desde sábado, dia 4, e ficarão sem receber férias e escala especial. “O crime de desobediência, é uma transgressão grave para o militar. Quando evolui para motim, prevê 4 a 8 anos de detenção. Quando os policias estão armados, configura crime de revolta, que prevê pena de 8 a 20 anos. Ontem indiciamos 327 policiais militares por revolta. Hoje indiciamos 376, resultando em 703 indiciados”, afirmou o comandante.
O secretário de Segurança do Espírito Santo, André Garcia, afirmou que o governo não tem mais capacidade de diálogo. A categoria reivindica 43% de reposição salarial. Os representantes dos PMs sugeriram, em reunião nesta quinta, o parcelamento do reajuste – um aumento inicial de 15% e os demais 28% no prazo de 12 meses, mas o governo ofereceu apenas uma possibilidade de reajuste a partir dos resultados de arrecadação do primeiro quadrimestre deste ano, sem apresentar porcentual.
FONTE: Veja
Flanker:
“…tendo se agravado nos últimos 15 anos com os planos mirabolantes de PAC, e outros. Se gastou muito mais do que se arrecadou…”
——-
Esta afirmação é uma falácia nascida de consensos artificiais produzidos midiaticamente, porque não fecha com a realidade dos números da economia…
Abaixo, gráfico que mostra a relação percentual entre dívida pública federal líquida vs PIB no período entre 2001 e 2014, “uma imagem vale por mil palavras”…!
https://i.imgur.com/dn5hJTO.gif
(O link é curto, fácil de transcrever)
Fred, e todos os outros que pensam como ele: Vocês vivem em qual mundo? Vocês tem que entender que, administração de recursos públicos é igual a administração do orçamenro de uma família. Você ganha 5.000,00 por mês, mas gasta 7.500,00. O que fazer para cobrir esse rombo de 2.500,00 no orçamento? Usa o cartão de crédito, pede um financiamento no banco, pede pra um familiar, etc….mas e no próximo mês? Faz o quê? Entra no cheque especial, pede outro financiamento, e tem mais o pagto daquilo que tu pediu emprestado no mês anterior. Se torna uma bola de neve, não é mesmo? As contas do GF estão da mesma maneira, e piores. E isso vem desde décadas atrás, tendo se agravado nos últimos 15 anos com os planos mirabolantes de PAC, e outros. Se gastou muito mais do que se arrecadou. Não existe mágica. Matemática é uma ciência exata. O congelamento dos gastos se refere ao valor gasto no período anterior, mas que será reajustado pelo índice de inflação. Na prática, só ficará congelado se a inflação for zero. Precisa-se economizar pra poder pagar as contas. Teoricamente é uma boa estratégia. Cabe à opinião pública cobrar a grstão correta dos recursos e fazer com que aquilo que for economizado seja usado para pagar o deficit. E aumentar os mecanismos que evitem o desvio do dinheiro no caminho desde a liberação até o usuário final. É absurda a quantidade de dinheiro que é desviada na administração pública. Se todo o dinheiro que é liberado pelo GF fosse efetivamente usado naquilo para o que se destina, teríamos serviços públicos várias vezes melhores do que hoje.
E a “PEC do Teto”, que “congela” todos os gastos federais por 20 anos (inclusive militares), que apenas entrou em vigor este ano, nem começou a fazer efeito ainda.
Esta maluquice neoliberal sem embasamento no mundo real, ainda vai trazer muito caos e atraso a este país…
Esse zé povinho aí defende o desrespeito das leis e depois vem falar em país melhor. “ah” mas os políticos fizeram isso e aquilo, portando vou ignorar a lei”. Bando de moleques criado no leite de pera querendo opinar..
Os caras,são covardes. e tem gente defendendo.Botaram as mulheres no fogo,elas tão firme e forte no trato,ou no quê se propuseram a fazer e os caras tão furando o movimento,saindo de helicóptero do QCG,e se apresentando nas ruas de Vitória.Movimento tá furando aos poucos.Agora o governo tem de cobrar,as mulheres a reparação financeira de todo evento,centavo por centavo.
A crise não justifica o parcelamento de salários!! te pergunto, tu já viu alguma vez um político (municipal, estadual ou federal) ter o salário atrasado, parcelado ou não reajustado????? essa tua resposta de que em tempos de crise atrasar salário é desculpa, sinto muito em discordar de você, aqui no RS nunca vi outro governador fazer isso, fora que o cara quer privatizar o banco estadual e a companhia de energia estadual. Época de campanha promete até a volta de Jesus, depois de eleito o cara vira ateu.
André defendo a polícia civil pela forma que se caracteriza sua atuação, diferentemente dos militares. Nada haver com a ONU ou qualquer instituição. Olha a polícia americana, sua atuação e veja que a ação não tem haver com ser civil ou militar mas ter atitude, treinamento, ser valorizada e autoridade. Nós estamos anos luz no conceito de segurança pública. Já postei aqui que enquanto conselheiro de segurança urbana de Porto Alegre se queres diminuir violência tens que diminuir o acesso a ela. O negócio é o seguinte há uma disputa entre o tráfico e a sociedade pelos jovens, a sociedade os negligencia o tráfico os acolhe, a polícia os mata junto com inocentes, mas a cada morte de jovem bandido ou não, 10 novos entram no crime. Matematicamente esta conta não fecha, então, temos de disputar os jovens com o trafico e como? esportes, educação de qualidade e cultura. As forças armadas tem um papel importante nisto abrindo seus quarteis e ajudando no ensino com disciplina e sentimento de grupo, parceria e coletividade.
Digo e repito: Militar que não cumpre o dever e se esconde atras das saias de mulheres e mães, não passa de um criminoso covarde. Está ruim? pede para sair covardão, ou ao menos tenha peito de fazer o movimento sem usar a mamãe.
Lendo os comentários a gente vê o nível de doutrinação que a população se encontra. Apoiando políticos em vez de apoiar os policiais? É de se lamentar.
O problema é uns só, desde que acabou o regime militar não apareceu na minha opinião ninguém competente para governar o Brasil. No inicio para cobrir a falta de dinheiro começaram a privatizar, foi a CSN , Vale de pois foi a vez da teles e dos nossos satélites com a desculpa de que teríamos um ser viço telefônico melhor, mas na verdade era atras de dinheiro para tapar o buraco na finanças é que faltava, aí veio a concessão das rodovias (um grande achado vende a rodovia e não gasta com manutenção) e se não me engano por ultimo foi o pré sal (nessa os compradores levaram uma invertida porquê o barril de petróleo caiu para 1/4 do valor) e é assim mesmo você começa a vender o que tem em casa para pagar as despesas e compra a prazo e no cartão, com é que vai sobrar dinheiro para pagar os funcionários e dar aumento? Some-se a tudo isso os bilhões desviados, as propinas, aí não tem País, Estado ou Cidade que tenha dinheiro para arcar com as despesas e mais alguns setores do governo que ganharam elevados aumentos. Que tem que apetar o cinto nós sabemos e até concordamos, mas isso têm que vir como exemplo de cima dos mais autos escalões dos governos para ser ao menos moralmente legítimo o aperto em que fomos colocados.
Também não está certo os filhos das mães brasileiras morrerem por falta de policiamento assim como as famílias brasileiras perderem seu entes queridos por falta de atendimento médico, Ambos são de extrema importância não sendo um mais importante que o outro, se um salva o outro evita que se morra.
Abraços a todos
Que hipocrisia do governo. Em vez de resolver os direitos dos policiais os tratam como criminosos.
Leonardo, pela constituição nacional a polícia é militar por ser reserva e auxiliar do exército, algo que a ONU se atreveu em querer mudar violando nossa soberania. A mídia ilude as pessoas os fazendo pensar que o problema da repressão policial está nessa condição de militar. Sempre que eles vêm com essa falácia de “reacender a discussão” (da policia ser militar) é ja para te encher de minhoca na cabeça mesmo, ja que eles sabem que o brasileiro aceita passivamente suas “prestações de serviço”.
Em outras palavras, eles se fazem de solidários com as dificuldades da sociedade para te manipular, te colocar a favor dos interesses deles. Não caia nessa! Eles querem que a policia passe a mão na cabeça de vagabundo, mas como isso não acontece logo inventam uma forma de difamá-los: associar a polícia militar á repressão da ditadura caiu como uma luva nessa atitude vil da mídia, onu etc.
30 mil …e um bom numero numa realidade como MG … RJ ou SP (principalmente) … a situ se complica e mt ..e o q tem pra hj
…quanto a situ da PM … de boa .. apoio a ”greve” sim ,,..essa mesma PM e moldada pra ser apenas uma ”faz tudo” ”bucha de canhão” ”cabresto da sociedade” etc … e sob a tutela do ”ser militar” sob a ”lei militar” deveres .. hierarquia etc ..proibidas de reivindicar melhores condições de trabalho .. q pasmem .uma policia melhor equipada paga e com boa moral ..resulta numa melhor segurança publica … …Policia (militar principalmente e civil ) essa q enfrenta uma realidade parecida com as q um soldado dos EUA enfrentava no Iraque por exemplo …uma pressao e uma realidade tao pesada q ou cara fica doido ou se mata (a pessoa q vai n e a mesma q volta ) tal o choque de realidade .. e a famosa guerra ”hibrida” … vc n sabe quem e e quem … vc esta ali .. a mando de n sei quem .. n sabe o pq .. ou pra que,,,por quem ..uma x q vc simplesmente n tem apoio local …e sem esse apoio ( seja por medo ou raiva ) sua presença ali perde sentido (vide as UPPs … )… realidade q se aplica a propria PM ….ganham pouco.. falta de tudo .e diferente de um soldado q sai dos EUA ..viaja milhares de quilômetros pra uma guerra .. aki o inimigo na maioria das x literalmente mora ao lado e e tao equipado quanto …(se um cidadao de bem tem medo da violência .. imagina um policial conhecido ? imagina a preocupação desse cara nem mesmo com ele .. mas com sua familía? dia pos dia sob essa pressão …mais a sociedade/autoridades e taxativa .. ”se vira com q tem !!!”’ .. e mais uma x .. sob a ”batuta militar” .. e sua hierarquia … n pode reclamar … se n e ”cana” ….entao se a PM n pode reclamar .. a sociedade simplesmente n se importa … como isso vai mudar ? (veja bem ..no caso do ES .. e a familia do policial q esta ali .. sendo exposta .. ridicularizada .. sendo culpada … eu vejo como puro desespero .. vao gritar pra quem afinal entao ?) ao meu ver o Brasil perdeu o rumo como Pais mesmo como um todo … e se a sociedade tiver q sangrar .. pra q mudanças .,principalmente quanto a sua mentalidade e situ real q o pais vive , pesadas ocorram q assim seja … e pra um pais q tem um numero de ”HOMICÍDIOS ” BEIRANDO A 70 MIL POR ANO …. ja sangra … so n percebeu o quanto ainda … situ do pais so se deteriora .. nada melhora …mais tudo se resolve via milagre ne … mesmo q falem ou se perguntam ”’ pra q virar policial então ?”’ (escolheu essa vida … etc ).. a resposta e .. ”alguem tem q faze-lo .. so n importa quem ”
Mais um blefe federal. Estão se borrando de medo da moda pegar noutros Estados. Sem contar a lerdeza da reação.
Se a população estivesse armada, estaria mais segura.
Estou totalmente de acordo com as greves… Acredito que uma pessoa que coloca sua vida em risco para proteger os demais, merece muito mais que um salario medíocre… Policiais, professores, profissionais da área da saúde, e defesa nacional, merecem ser reconhecidos!! Imbecis que são contra deveriam ir ás ruas e provar um pouco a sensação de escutar a bala passando no pé do ouvido.
Pablo, eu lamento muito o que fazem com a PM, mas tinham que arrumar outra forma de lutar. As cenas de caos no ES não saem da minha cabeça. Mas no final de tudo, espero que passem a olhar a segurança pública com mais carinho, pois a situação dos policiais no Brasil é lastimável.
Atrasar salário em tempos de crise não significa que o governador é ruim. No ES sequer há atraso.
Não concordo com a greve no ES.
Mas também não concordo com a forma que o governo federal vem tratando os servidores durante a crise.
Exije demissões e privatizações.
Os servidores no rio deveriam protestar de forma pacífica mas muito intensa.
Não apenas 200 pessoas na ALRJ.
Algo parecido com os movimentos do impeachment.
30 mil pessoas em Copacabana.
Ou 10 mil pessoas todos os dias…
Mostrar força, mas sem deixar a população a mercê da violência ou sem saúde…
Absurdo falar assim ds policiais que dão a vida pra imbecil dormir e falar o que quiser. O problema não está nas categorias e sim nos governos corruptos, que sugam tudo do Estado e expõe trabalhadores ao vexame da falta de alimentos e poder pagar suas contas como agua, luz e internet. Ver comentários deste tipo é revoltante. A polícia nem deveria ser militar, militares só nas forças armadas, esta sim deve se eobrepor a tudo, nossa última barreira. Pena!
A que ponto chegamos em nossa sociedade, uma insanidade ou ignorância ou ignorância insana.
Bom Jobson, posso até concordar com você, mas não é certo também tratar os policiais como escravos, estão a 3 anos sem receber aumento salarial, tenho certeza que se tocar no teu bolso tu também não vai gostar, outra coisa também, isso é muito bom que esteja acontecendo por um lado, assim vão aprender a dar valor aos policias brasileiros, uma categoria que vive de miséria do estado enquanto os políticos ganham fortunas para ralar a população!! Tomara que seja plantada mesmo esta semente, vão valorizar melhor quem protege o povo e aos políticos.
Aqui no RS o governador está a meses parcelando salários dos servidores, e no final do ano passado nosso glorioso governador fechou instituições públicas,enquanto o pessoal tentava entrar no palácio do Piratini quem bloqueava a entrada era a PM, essa mesma PM (aqui chamada de BM) estava com salários parcelados, ou seja, estava defendendo o cara que além de acabar com emprego de varias pessoas, não pagava seus salários de forma digna. Muita gente adora criticar a PM em todo o Brasil, agora vai mudar o pensamento dessas mesmas pessoas
Bom artigo. Dada a ausência de mobilizações deste porte nas últimas décadas, creio que no caso do RS é preciso apenas contemplar a capacidade de abastecimento das tropas lá estacionadas, pois as rodovias que acessam o referido estado a partir de SC estão saturadas e há apenas um acesso ferroviário (Tronco Principal Sul) bastante precário, estando o outro (EFSPRG) impedido por sucessivas quedas de barreiras e roubo de trilhos.
No que tange a MG, no meu restrito entender, é preciso primeiro esmagar a greve da PM do ES, pois está claro para qualquer um que se trata de claro ato contra a Segurança Nacional, ainda mais se considerarmos o até agora (11-02-17) exemplar comportamento da PMRJ, que mesmo com todas as dificuldades, maiores que as enfrentadas pela PMES, não abandonou a população fluminense à própria sorte.
Pode convocar mais se não punir severamente a turma do ES. Estão lançando a moda motim 2017, governo frouxo é isso aí. Imagine em caso de guerra, os soldados brasileiros farão greve pedindo adicional noturno, insalubridade e etc, a semente está sendo plantada…