O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e o Ministro da Defesa, José Mucio, visitarão o Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro, local onde está sendo desenvolvido o Programa de Submarinos da Marinha (PROSUB).
A visita contará com a participação da Embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet; da Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Barbosa de Oliveira Santos; do Ministro Chefe do GSI-PR, General de Divisão Gonçalves Dias; do Presidente da CRE no Senado Federal, Senador Renan Calheiros; do Presidente da CREDN na Câmara dos Deputados, Deputado Federal Paulo Alexandre Barbosa; da Secretária-Geral das Relações Exteriores, Embaixadora Maria Laura da Rocha e dos CEO das principais empresas envolvidas no Programa.
Na ocasião, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, e o Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar, apresentarão os avanços alcançados pelo PROSUB, nos primeiros 15 anos da histórica parceria estratégica entre o Brasil e a França.
A programação também proporcionará ao Presidente da República e sua comitiva uma visita ao submarino Humaitá, o segundo dos quatro submarinos convencionais que se encontra em fase de testes finais, visando a sua transferência para setor operativo da Marinha do Brasil (MB).
O Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) e o Programa Nuclear Brasileiro (PNB)
O PROSUB é um Programa de Estado de desenvolvimento científico e tecnológico, representando um dos maiores programas estratégicos da Defesa. Possui como seu objetivo de maior envergadura a obtenção, por construção no País, do primeiro Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear (SCPN), meio naval que conferirá nova dimensão à Defesa Nacional.
No campo da CT&I, o Programa é de grande relevância geopolítica e estratégica para o País, representando o completo envolvimento da MB no PNB. O trabalho desenvolvido alcançou o domínio autóctone do Ciclo do Combustível Nuclear e a evolução da Planta de Propulsão Nuclear do futuro SCPN. A geração do conhecimento e a preparação intelectual de brasileiros no campo nuclear, impulsiona a MB em permanecer colaborando com os setores energético, da saúde e agroindustrial nacionais.
O PROSUB representa um grande avanço tecnológico para o Brasil, pois o País será capaz de projetar, construir e operar seus próprios submarinos. Além disso, o Programa tem um impacto significativo na economia, já tendo gerado mais de 60 mil empregos diretos e indiretos, envolvendo cerca de 700 empresas.
FONTE: CCSM
Minha opinião só pode ocorrer duas coisas nesse encontro
Ou o cancelamento de uma unidade
Ou um anúncio de um novo contrato seja para finalizar mais rápido a construção ou para contratação de mais unidades
Pois é muita gente importante em um lugar só.
Estou ancioso para está notícia
Uma dúvida que eu tenho é como ocorreria o fornecimento de componentes pra esses submarinos no caso de uma das empresas responsáveis falir ?( como é o caso da NewPower) as baterias que ela produz já foram consideradas produtos estratégicos de defesa, elas seriam repassadas a outra empresa nacional ou importação msm ?
E por falar em submarino e estaleiro: cadê a construção do SSN Alvaro Alberto?
A última atualização era que o aço para a construção da seção de qualificação do SCPN já havia sido comprado, o recebimento previsto para o final de 2022 e a construção da Seção Charlie teria início esse ano (2023).
Assim que tivermos novidades publicaremos no DAN.
Agora vai … com Lula esse programa arranca.
o Pai indo ver seu filho crescido, lembrando que foi em um governo lula que a 3 forças começaram seus programas e reequipamento, tomara que nesse novo mandatado a historia se repita e mais investimentos tecnológicos e estratégicos venham
Seguindo a sua logica puxa-saquista, entao temos a Dilma como mae do F-X2 e Bolsonaro pai da Fragata Tamandare?
Tá dificil para turminha de vermelho entender que sao programas de estado e nao de governo?
Os pais e as maes sao as FA, para de idolatrar politico e fazer papel de trouxa… o “pai do prosub”, que papel ridiculo!
Boa tarde é possivel sonhar com mais um SBR para MB?
obrigado.
abraço.