São Paulo (SP) – As Forças Armadas estão empenhadas em garantir que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 transcorram em um clima pacífico e seguro. Nesse contexto de preparação, militares do Hospital Militar de Área de São Paulo (HMASP) realizaram, nos dias 4 e 5 de junho, instrução de antiterrorismo, dividida em módulos.
Sensibilização
Durante a manhã de sábado, dia 4, militares do Centro de Coordenação Tático Integrado (CCTI) de São Paulo ministraram um Estágio de Sensibilização de Ameaça Terrorista. A instrução teve como objetivo principal conscientizar o público acerca da perspectiva da ameaça terrorista no Brasil. “Não estamos acostumados com incidentes terroristas. É preciso despertar em nosso público a necessidade, por exemplo, de estar atento a uma mala abandonada no saguão de um aeroporto, de um hotel ou até de um estádio”, explicou o instrutor do Estágio, que reforçou: “Não existe evidência de ataque terrorista no País, mas devemos estar preparados”.
Na parte da tarde, militares do Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica da Marinha do Brasil, com sede em Aramar (SP), realizaram uma demonstração de atendimento à vítima de ataque químico. Um posto de descontaminação foi montado e os instruendos puderam avaliar a complexidade do procedimento de atendimento a esse tipo de vítima e tirar dúvidas com os militares da Marinha. Na sequência, foi ministrada uma instrução em sala de aula sobre agentes biológicos.
No domingo, dia 5, foi a vez de militares do HMASP simularem um atendimento no posto de descontaminação após um ataque químico. Após a instrução teórica sobre Equipamentos de Proteção Individual para Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN), os instruendos dividiram-se em dois grupos: vítimas e socorristas. Depois do exercício, os grupos trocaram de lado na figuração.
Trabalho integrado
Ao mesmo tempo em que haverá mais de 10 mil atletas sob os olhares de mais de quatro bilhões de espectadores de todo o mundo durante os Jogos, o Governo Brasileiro empregará 85 mil homens nos setores de Defesa e Segurança.
O trabalho é realizado em um esforço integrado do Ministério da Defesa, da Agência Brasileira de Inteligência e do Ministério da Justiça, além dos Governos Estadual e Municipal.
Jogos Olímpicos em São Paulo
O HMASP estará de prontidão para os eventos esportivos que ocorrerão no estádio Arena Corinthians, que receberá dez jogos em sete datas. Serão seis partidas de futebol feminino e quatro de futebol masculino.
Fotos: Asp Of Vital / Cb Rafael Silva
Fonte: 2ª DE