Em mais uma ação de perseguição a barcos de pesca ilegais em suas águas, desta vez, terminou com o afundamento da embarcação e sua tripulação resgatada.
Por Guilherme Wiltgen
Em mais uma ação da Prefectura Naval Aregentina (PNA), o navio PNA Prefecto Derbes GC28, perseguiu e afundou o navio de bandeira chinesa Lu Yan Yuan Yu 010, que foi detectado enquanto realizava pesca ilegal de lula no através de Puerto Madryn (província de Chubut), na sua ZEEA (Zona Econômica Exclusiva Argentina).
O incidente ocorreu ontem, enquanto a PNA observava em seus radares o pesqueiro chinês em plena ação em suas águas, e colocou em operação o protocolo para impedir a pesca ilegal pela tripulação argentina.
Segundo informou a PNA, repetidas chamadas foram feitas por radio (em espanhol e inglês), além de sinais e sonoros e visuais para fazer contato com a tripulação. No entanto, o navio desligou as luzes de pesca e iniciou a fuga para águas internacionais, afim de fugir das autoridades argentinas.
Imediatamente, foi colocado em operação o protocolo para a proteção dos recursos naturais. Com a recusa do navio em ser abordado, foram realizados tiros de advertência, que também não intimidaram a tripulação.
Através do sistema de monitoramento, foram detectados mais dois navios de pesca nas proximidade do Lu Yan Yuan Yu 010, que realizou diversas manobras com intenção de colidir com o navio da PNA, colocando em risco não só a vida de sua própria tripulação, mas também dos argentinos. Diante desta situação, o Derbes abriu fogo contra o navio, causando diversos danos.
Finalmente, quando o comandante chinês parou suas máquinas, o navio imediatamente começou a afundar. Enquanto o Derbes aproximava-se para realizar o resgate, parte dos homens foram resgatados por outros pesqueiros que atuavam em conjunto, sendo que quatro membros da tripulação, incluindo o comandante, foram resgatados e presos pela PNA.
Também foi acionada uma aeronave para dar apoio a ação, informou a PNA.
Foi dado conhecimento do mais recente incidente ao Ministério das Relações Exteriores e ao Consulado chinês na Argentina.
Assista ao vídeo:
A pergunta que não que calar ? A MB está em alerta com estes piratas chineses ?
Pode ter certeza que sim!
e com a ajuda da FAB.
A FAB também tem papel fundamental!
Espero que sim , mais será que a MB terá peito para se for preciso agir com rigo igual os argentinos ?
Se necessário for, com certeza!
Finalmente os Hermano Argentino fizeram um golaço no termo da soberania parabéns !
Criticamos tanto os hermanos, mas neste quesito não hesitam. Parabéns a prefectura argentina.
Certamente nenhum país exitaria. A não ser o Brasil, com sua benevolência.
Parabéns a Armada Argentina que deixou um recado claro ao demais pretendentes…
Tá, mas não vi o barco afundar, seria um novo tipo de afundamento? Sei lá, um afunda mas não afunda ? . . .
Infelizmente está imagem a PNA não liberou…
Pois é o que queriamos ver .
Legal, agora senti firmeza para finalmente afundar navios ingleses nas Malvinas . . . .
Menos Edson! Uma coisa é afundar um pesqueiro cujos tripulantes correm permanente risco de morrer de tétano outra é querer tomar uma de um Type 45 ou 23 que estarão partrulhando e protegendo as embarcações inglesas em suas águas territoriais.
Cada um no seu quadrado!
Nesse caso os Argentinos estavam em seu direito.
Os chineses acharam que a Armada não efetuaria os tiros de destruição, mas os argentinos estavam mordidos de raiva depois daquele pesqueiro que conseguiu escapar na semana passada, era questão de honra afundar essa banheira.
Ação pontual e certeira !!!
Que tipo de armamento esta dotado essa embarcação da Prefectura Naval Argentina ? É bem verdade que um mosquito transmissor das moléstia que afetam o Brasil pode facilmente perfurar o casco desses pesqueiros Chineses tamanha é o estado de ferrugem e mal cuidado das embarcações.
Parabéns aos argentinos,esses piratas estão roubando o povo argentino na maior cara de pau, uma ação assim irá intimida-los !