Por Guilherme Wiltgen
A Prefectura Naval Argentina (PNA) capturou um pesqueiro de bandeira chinesa que realizava pesca não autorizada na Zona Econômica Exclusiva Argentina (ZEEA), e apreendeu mais de 600 toneladas de lulas, ao largo da Baía Camarones, na província de Chubut, em uma ação coordenada pela Secretaría de Seguridad de la Nación.
Durante a execução de tarefas de patrulha, os tripulantes do PNA Prefecto Derbes (GC28) da PNA, detectaram um eco no radar e avistaram um barco com luzes de pesca e a 3 milhas náuticas a oeste dentro da ZEEA.
Ao visualizar a aproximação da embarcação da PNA, o barco de pesca chinês HU SHUN YU 809, apagou todas as luzes. Mas, face aos sinais e monitoramento contínuo de suas posições, o Derbes interceptou e abordou o navio.
Após a inspeção, realizada pela equipe do navio e de um inspetor Nacional de Pesca, foi encontrado transportando um total de 603 toneladas de lulas.
Por apresentar problemas no seu sistema de propulsão, o navio foi rebocado para Puerto Madryn, enquanto um avião de patrulha foi destacado para a apoiar a missão.
Assista ao vídeo
Quantas vezes nosso litoral é maior que o argentino?
Entretanto, nossos NaPaOc classe Amazonas estão rodando o mundo, como vemos em diversas reportagens, ao invés de exercer aquilo que o país necessita que façam, que é patrulha, exatamente como fez esse navio argentino.
É certo que nosso litoral está infestado de navios pesqueiros ilegais roubando nossas riquezas.
Olá! Boa tarde !!! Bom ver que a Argentina mantém com êxito o policiamento marítimo parabéns para os hermanos , será que os chineses pensavam que a Argentina ñ tivesse meios disponíveis e que sairiam ileso ? Quebrarão a cara rsrsrsss… Só espero que o MB mantenha os abertos também na nossa aréa marítima econômica o que não falta e interessados querendo pega uns dois peixinhos .
Parabéns aos argentinos,esses roubos,são muito comuns aqui na América do Sul,lembremos da fatídica ”Guerra da Lagosta” ,certamente esses malfeitores devem estar agindo na costas brasileiras também !
Mas que aspecto horrível deste pesqueiro! Até parece um navio fantasma!
CM