La Spezia, 12 de agosto de 2022 – A PPA Paolo Thaon di Revel (P 430) suspendeu na sexta-feira (12), do porto de La Spezia, para o Canal de Suez. A unidade, sob o comando do Capitão de Fragata Emanuele Morea, alcançou recentemente a operacionalidade após um intenso ciclo de treinamentos realizado no Centro Addestramento Aeronavale della Marina Militare (MARICENTADD), e participará pela primeira vez da missão europeia “EUNAVFOR Somalia – Operação Atalanta” (Mar Vermelho, Golfo de Aden e Oceano Índico) e a missão internacional EMASOH (European Maritime Awareness in the Strait of Ormuz) atualmente sob comando italiano.
Após a travessia do Canal de Suez, durante a navegação no Mar Vermelho, o navio também poderá prestar apoio à missão internacional Combined Maritime Force (CMF), com referência à cooperação para a segurança marítima regional. Por fim, na última parte do ano, a unidade será parte integrante do dispositivo de proteção que será ativado na Copa do Mundo no Catar.
A Thaon di Revel pertencente à classe PPA (Pattugliatore Polivalente d’Altura), lançada em 15 de junho de 2019, como a primeira de 7 unidades da classe, representa o estado da arte da evolução tecnológica expressa no campo militar pelo indústria naval italiana e por empresas líderes do setor. É capaz de realizar uma ampla gama de missões, desde as estritamente militares até de outras de natureza, graças à abordagem multifuncional do design adotado desde a fase de projeto, o que as torna particularmente adequadas também para uso em cenários de assistência humanitária e operações de socorro à população civil em caso de desastres naturais.
A atividade em curso será uma oportunidade de utilização das novas tecnologias dos sistemas de bordo e dará a oportunidade de mostrar a elevada versatilidade, principal característica destas novas unidades prontas a operar em mares longínquos para proteger o interesses da Itália.
FONTE: MMI
O guarnecimento do passadiço do PPA terá que quebrar ‘grandes’ paradigmas na MB…
boas pessoal
o passadiço parece Cockpit avião ,muita tecnologia
Esse navio é Interessante para o Brasil.
É multifuncional, na versão full (6.200 t) é bem armada, a Itália terá várias (haverá escala) e o preço é menor que a fremm.
Seria um navio para se ter acima da tamandare.
O conceito PPA é muito interessante, um mesmo casco para várias funções e deveria ser olhado com mais “carinho” pela MB, onde sempre faltam recursos para se ter navios especializados nas funções.
Mas o navio é feio demais, nem parece ser o mesmo pessoal que desenhou a FREMM.