De 16 a 19 de janeiro, o Navio-Patrulha La Gracieuse (P687), de bandeira francesa, esteve atracado no porto de Natal.
De acordo com o Adido de Defesa Naval francês, Capitão-de-Mar-e-Guerra Yannick Rest, a visita à capital potiguar teve como objetivo estreitar laços de amizade com o Comando do 3º Distrito Naval. O Cônsul Geral da França no Recife, Bruno Bisson, também participou de eventos relativos à permanência do Navio na cidade.
Durante esse período, o Adido e o Comandante do La Gracieuse, Capitão-Tenente Yann-Eric Noat, conheceram a Base Naval de Natal.
No dia 19 de janeiro, por ocasião da desatracação, o La Gracieuse, realizou um exercício com o Navio-Patrulha Macau (P71), denominado light-line (aproximação entre navios e passagem de cabos), o que avalia o grau de adestramento dos meios.
FONTE: Nomar
Um NaPa capaz de manter 25/26 knots como os 200 tons e 1800 tons (o 500 tons da 20 knots) pode ser armado com poucos missieis Sup-Sup, a própria Franca tinha NaPa com Exocets (quem sabe tb disponibilizar um Igla ou mistral), e em dupla se tornarem os batedores da frota, se esses navios fossem dotados do 76 mmm Compact estariam prontos para ser transformados rapidamente em excelentes guerreiros. Os partrulhas rápidos devem ser úteis também em caso de conflito e o provavel inimigo deve saber que podemos fazer isso rapidamente com duas dezenas de patrulhas no caso de uma escalada de hostilidades.
Não entendo esse patrulha de 500tons do “pacote francês” ter se tonado pardrao dos novos patrulha com a existência do 200tons e do NapaOc de 1800. Tons, quanto não custa a mais que o 200 e quando e menos útil e mais barato que o maior? A fora a baixa velocidade comparado com as outras duas classes, isso sim um grande down grade!
Parece maior do que os nossos Macaés.