Por F. Manfuso
Na manhã da última quarta-feira, 6 de maio, a Ponte Giratória foi aberta para permitir que o porta aviões Cavour da Marinha italiana cruzasse o canal navegável.
O porta-aviões da Marinha estava em Mar Piccolo para realizar trabalhos na torre de controle de voo. Agora ele deixou o Mar Piccolo para seguir em direção a Mar Grande, onde os trabalhos de manutenção continuarão na base naval de Chiapparo. De acordo com o que foi comunicado até agora, as obras estão 90% concluídas.
Conforme explicado em um comunicado de imprensa da Marinha, o evento contou como protagonistas, além da tripulação do Cavour, do pessoal militar e civil da Marinha pertencente ao Esquadrão Naval e ao Comando Marítimo do Sul, os pilotos do porto e dos rebocadores.
A operação é muito complexa e delicada devido aos aspectos marítimos relacionados à manobra do navio de grande porte, tornando necessário a adoção de medidas adicionais para combater os riscos de contágio do Coronavírus. Assim, a Marinha continua a operar para proteger os interesses marítimos do país.
FONTE: cronachetarantine
Taranto foi palco do ataque britânico à frota italiana em novembro de 1940, quando o encouraçado “Conte Di Cavour” foi pesadamente danificado e devido a lentidão dos reparos e outras prioridades, nunca mais retornou ao serviço.
.
O atual Cavour não tem o título nobiliárquico , Conde, que o encouraçado teve, meio “fora de moda” na republica italiana.