“Os Bandeirantes das Longitudes Salgadas” – O Brasil tem uma das mais extensas costas marítimas do mundo e uma plataforma submarina abundante em recursos vivos e energéticos, garantindo ainda mais riquezas para o nosso País.
Mas quem são os desbravadores que estabelecem nossas fronteiras para o leste? São os “Bandeirantes das Longitudes Salgadas”, representados por nossa Marinha do Brasil, Petrobras, Ministério de Minas e Energia, Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, Ministério do Meio Ambiente, Ministério de Relações Exteriores e a Comunidade Científica Nacional, que se valem, nos dias de hoje, de estratégia, ciência, tecnologia e diplomacia para ampliar nossas fronteiras na Amazônia Azul.
Embora seja uma divulgação da Marinha é importante ressaltar que a Força Aérea também é responsável por essa proteção desse canto do Brasil, tanto é assim que na Crise da Lagosta um avião da FAB patrulhou o navio francês Tartu. Além disso não somos banhados pelo mar, como nossa tradição e herança portuguesa nos faz acreditar, e sim pelo oceano. Continuamente querem nos fazer acreditar que ambas palavras oceano e mar são sinônimos, mas não são.