A “caça ao tesouro” dos piratas por combustível na Amazônia chegou a refinarias e terminais de distribuição da Petrobrás e de outras empresas que atuam na região. O modus operandi desses ataques é o mesmo dos assaltos a embarcações nos rios: os piratas usam barcos pequenos e rápidos para chegar ao local e, com armas pesadas, rendem os vigilantes. Na sequência, chega um barco maior para onde é transportado o combustível e os equipamentos roubados.
Um dos alvos dos ataques é a Refinaria da Petrobrás em Manaus (Reman), unidade produtora de gasolina e óleo diesel que abastece a Região Amazônica. “O esquema (dos piratas) é avançado. Existe furto direto na Refinaria de Manaus”, revelou ao Estado uma fonte ligada à segurança da Amazônia.
Os assaltos ocorrem, principalmente, na época das cheias, quando o nível alto dos rios facilita o acesso dos bandidos à refinaria. Eles fazem uma ligação com mangueiras de uma polegada para bombear combustível dos dutos diretamente para os tanques das embarcações usadas para o roubo, que ocorre sempre de madrugada, em uma área pouco iluminada, segundo o Sindicato dos Petroleiros do Estado do Amazonas.
“O perigo existe e é iminente. Já fizemos várias denúncias, que estão sendo investigadas pela direção da refinaria”, afirma Roberto Pinheiro, diretor do Sindipetro-AM. “Isso ocorre há uns 20 anos, mas se intensificou nos últimos anos. Recentemente, houve duas ou três ocorrências seguidas.”
Em Manaus, os piratas também estão atacando o Porto de Encontro às Águas, onde tem sido roubado desde corda, tubulações, material de geologia até equipamentos caríssimos de perfuração e de exploração, como pedra diamantada.
Outro ponto crítico é o Terminal Aquaviário de Coari, usado para escoamento de petróleo e gás produzido na região de Urucu pela Petrobrás. Pinheiro relata denúncias de troca de tiros há dois meses entre vigilantes e piratas que, além de combustível, roubam também material elétrico da unidade. “Aqui já é rota de tráfico, rota de piratas. Estamos perto da Colômbia e da Venezuela. Se não tiver gente suficiente para fiscalizar, a bandidagem corre solta”, afirma Lourival Júnior, diretor secretário do Sindipetro PA, AM, MA e AP e diretor da Federação Nacional de Petroleiros (FNP).
Perdas. Como o Estado publicou, o trecho do Rio Solimões entre as cidades de Coari e Tefé, no Amazonas, é dominado por piratas e é o mais violento entre os rios da Amazônia, por causa dos carregamentos de drogas que vêm da Colômbia e do Peru.
FONTE: Estadão
Senhores,
melhor até não colocar a MB nesta estória pois senão eles vão querer abrir concurso para mais 20.0000 marinheiros, comprar outro porta-helicópteros (sem helicópteros) ou porta-aviões (de repente se tiver um velho encouraçado com bom preço -serve também), mais dois submarinos nucleares, criar uma terceira esquadra na Amazônia, 2 ou 3 esquadrões de caças, e por aí vai…
É engraçado que não se ouve esta gente falando em investir em navios de patrulha ou helicópteros equipados para vôos noturnos, para atender às necessidades dos DN e o apoio à navegação. Pesca ilegal ou praticada fora de época também não é problema dela.Não se tem notícias da gloriosa praticando desembarque de fuzileiros na praia do Quintão no meio do inverno e com o “nordestão” queimando a orelha. Tudo se resume àquela famosa baía com suas praias, calor, carnaval, futebol, e só alegria…
Outra coisa estranha é tentar justificar a compra de meios, como no caso do Bahia e agora do Ocean, dizendo que eles servem para atender a população em calamidades!? Para isso existe então a população (civis)!?
Na verdade, parece que a MB não é uma marinha de guerra e tampouco uma guarda costeira e menos ainda guarda fluvial. Ou seja, não é nada! Apenas mais uma sangria do dinheiro suado do contribuinte que cada vez mais é penalizado para manter esta instituição, assim como tantas outras.
Outro fator estranho é ver marinhas de outros países operarem com menos pessoal, recursos e meios – e ainda assim serem efetivas nas suas obrigações.
Complicado isso….mas já que está tudo conforme e dentro da lei…para que se preocupar, não é mesmo?
Abraços,
A diferença Marino é que é de responsabilidade da MB o patrulhamentos dos rios sob a jurisdição daquele distrito naval, à FAB não lhe cabe patrulhar as ruas do Hell de Janeiro, lhe cabe a responsabilidade sob os céus do Brasil.
Quem é a autoridade portuária responsável pela segurança da navegação dos rios daquela região??
A Marinha do Brasil, que está completamente apática aos acontecimento. Não adianta dourar a pílula Marino, acabou.
Quando o chefe do exercito diz que eles nao devem “se meter com a violencia urbana” a marinha vai gastar dezenas de milhoes de euros, em um navio denecessario a seguranca do nosso litoral, e a forca aerea gastara 5,5 bilhoes de dolares, em 36 projetos de caca, nos diz que seguranca aqui no Brasil tanto civil quanto militar acabou.
Juarez, vc devia perguntar onde está a PF, a PM do Amazonas, a Polícia Civil, que permitem o roubo em uma refinaria NA CIDADE DE MANAUS.
Eu devia lhe perguntar onde estão os soldados da FAB que permitem o tráfego atras de um depósito da força na Avenida Brasil, ou no morro do Dendê, ao lado do Galeão, ou os que deletem nas proximidades da Base de Santa Cruz. Estes dados me foram passados por um amigo em comum.
Vc pergunta onde está o Exército quando desviam os dutos de óleo da refinaria de Caxias?
Pois é.
Então não tenha dois pesos e duas medidas.
A MB, o EB e a FAB tem que atuar na faixa de fronteira, onde possuem poder de polícia, e não dentro de cidades ou dentro do território e fora da faixa de fronteira.
E, pelo menos nós aqui, que estudamos, temos discernimento, sabemos a legislação, vamos dar os nomes corretos à estes meliantes: são ladrões e não piratas.
E agora Marino, e aí, cadê a Marinha???
Os “piratas” atacaram o país quando se tornaram governo há 14 anos, o resto é consequência…
Situ do Brasil e um tragedia de norte ao sul ,lesta a oeste o pais vai sendo destruído e consumido aos poucos …. leio uma noticias dessas tenho e nem sei mais o q pensar ..so da e vontade de rir .. a q ponto chegamos .. quem deveria ”cuidar/zelar” resolver o problema finge q n ver ((autoridade civis e militares ) .. vamos ficar jogando a culpa um no outro e pronto ta resolvido ” n e comigo” .. ”culpa dele” .. etc etc so desculpas e vamos la empurrando com a ”barriga” mais um problema …
Onde está a gloriosa nessas horas?
O Brasil é um narcoestado.
O que esses ladrões fulecos estão fazendo não é nada para a empresa, se comparado ao que está sendo feito pelos criminosos Mor…
Nestes relatados na matéria, só me preocupa o risco de um acidente, que pode atingir terceiros inocentes….
Abraços