Por José Claudio Pimentel
Homens armados invadiram o navio ‘Grande Francia’, de bandeira italiana, a 15 quilômetros do acesso ao Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Tripulantes estrangeiros foram rendidos, e o comandante pediu socorro via rádio. A bordo, estava 1,3 tonelada de cocaína, informou a Polícia Federal nesta segunda-feira (13). Uma investigação foi aberta para determinar se o grupo embarcou a droga.
A invasão ocorreu no domingo (12), enquanto o navio, da armadora Grimaldi, estava no Fundeadouro 4. Trata-se de uma área, na Barra de Santos, onde os cargueiros aguardam ancorados a liberação para acessar o cais e atracar em um terminal.
Pelo menos quatro homens com armas em punho conseguiram subir ao convés (cobertura superior) do navio. A suspeita é que eles tenham utilizado uma corda com um gancho, que foi lançada e ficou presa a uma das grades das aberturas localizadas na área frontal (proa).
Diferentemente da maioria dos navios, as laterais do ‘Grande Francia’ são seladas, uma vez que a embarcação (do tipo Ro-ro) é destinada ao transporte de veículos. Entretanto, esse cargueiro também movimenta contêineres, que foram os alvos dos criminosos.
O embarque do grupo ao navio foi flagrado depois das 2h por parte da tripulação, que estava acordada e se refugiou no passadiço (sala de comando e controle). Os marinheiros perceberam que o bando se movimentava com armas em punho e avisaram o capitão.
“Imediatamente quando percebeu a situação, o comandante disparou o alarme de pânico e trancou o passadiço. O aviso serviu de alerta para os demais tripulantes também se trancarem onde estavam”, explicou a delegada da Polícia Federal, Luciana Fuschini.
A tripulação, refugiada em diversos compartimentos a bordo, pediu socorro enquanto a invasão ocorria. O capitão solicitou, em canal aberto de rádio, ajuda às autoridades brasileiras, e alertou os oficiais das demais embarcações no entorno sobre o que estava acontecendo.
Segundo informações da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), pelo menos 60 navios estavam nos fundeadouros do porto, que possui 100 quilômetros quadrados de área. Nenhum outro solicitou apoio ou reportou eventual invasão naquele momento.
A equipe da Praticagem de São Paulo atendeu ao chamado de socorro do capitão do ‘Grande Francia’ e acionou o Núcleo Marítimo da Polícia Federal (Nepom). Militares do recém-ativado Grupamento de Patrulha Naval Sul-Sudeste, da Marinha, também foram mobilizados.
Entretanto, a agitação marítima impediu a operação ofensiva. Ondas de mais de 2,5 metros, segundo dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram registradas durante madrugada na região.
“Ficamos de prontidão e nos comunicando com o capitão via telefone e rádio a todo o momento. Eles estavam assustados, mas todos da tripulação estavam em locais seguros e não havia ninguém machucado”, informou a delegada responsável pelo caso.
O G1 apurou que a ação criminosa, inédita na história recente do Porto de Santos, durou, aproximadamente, duas horas. Os criminosos fugiram da mesma maneira que chegaram ao navio: em uma embarcação rápida de alumínio, de cinco metros de comprimento.
No amanhecer e ciente de que não havia mais nenhum clandestino a bordo, o capitão informou às autoridades brasileiras que havia localizado dois contêineres abertos e revirados. Até então, não se sabia se tinha sido uma ação de roubo ou tentativa de contrabando.
O navio estava sem previsão para atracar no Porto de Santos, mas foi autorizado para entrar no cais às 16h. Ele foi escoltado por militares no Aviso-Patrulha ‘Barracuda’ até o cais do Saboó, na Margem Direita, onde foi vistoriado pela Polícia Federal e pela Receita Federal.
“Verificamos, na verdade, que os contêineres abertos e revirados eram uma distração para todos. Em outros dois contêineres, encontramos 41 bolsas pretas, algumas ainda molhadas [pelas ondas ou chuva], que estavam com mais de 1,2 mil tabletes de cocaína”, conta Luciana.
As autoridades não sabem informar, ainda, se todas as bolsas localizadas foram içadas a bordo na ocasião da invasão. Toda a droga foi descarregada e o navio foi retido. Ao final da contagem, na madrugada de segunda-feira, foram contabilizados 1.322 kg de cocaína apreendida.
Na terça-feira (7), câmeras flagraram quando narcotraficantes içaram 1,2 tonelada de cocaína ao navio ‘Grande Nigéria’, durante a madrugada. Trata-se também de uma embarcação da Grimaldi, e que estava no mesmo terminal para o qual o ‘Grande Francia’ foi destinado.
“Ainda é cedo para afirmamos, mas é certo que os casos podem estar ligados e ser a mesma quadrilha atuando. Eles tentaram despistar a ação da polícia levando a droga até o mar, mas conseguimos localizar e apreender, mais uma vez”, fala a delegada da Polícia Federal.
Nas duas ocorrências, ninguém foi preso. Um inquérito também foi aberto para apurar a identidade dos envolvidos, cujo paradeiro era desconhecido até a manhã desta segunda-feira. A cocaína, se não fosse interceptada, tinha como destino o Porto de Antuérpia, na Bélgica.
O ‘Grande Francia’ foi construído em 2002, tem 214 metros de comprimento, 32 de largura (boca) e faz escalas rotineiras em portos da América Latina, Europa e África. Segundo a Codesp, ele movimenta, em Santos, 200 toneladas, entre embarques e desembarques.
Ao longo de todo o domingo, o G1 tentou contato com a agência que representa a armadora no Porto de Santos, mas ninguém atendeu aos telefonemas. Segundo a Alfândega da Receita Federal, até esta segunda-feira, foram interceptados no cais 13,6 toneladas de cocaína neste ano.
FONTE: G1
Não entendi nada, ondas de 2.5 metros e a marinha não saiu? tá mais com cara que eles não se sentiram devidamente preparados ou pior equipados, para fazer valer sua missão principal , o grupamento de patrulha naval sul já começou mal.
Das 02:00hs ( abordagem dos criminosos ) a entrada no porto para inspeção as 16:00hs, muita coisa pode mudar nas condições climáticas, incluindo maré e condições das ondas. Embora não fique bem claro as condições, vide que a PF tem lancha capaz de agir, não houve condições ou comunicação eficiente, algo que precisa ficar mais claro. Mais uma preocupação ao novo núcleo da MB, as operações noturnas que podem ser o calcanhar de Aquiles se não levada em consideração…
Uma Embarcação da MB, classificada como Aviso-patrulha, deveria estar operando e patrulhado o Porto preventivamente, e armada com uma metralhadora de 20mm instalada no castelo de proa, e uma metralhadora MAG 7.62mm instalada na proa, além de uma guarnição preparada taticamente, armada com fuzis e pistolas, para enfrentar essas ameaças “reais”.
As fotos mostraram que a embarcação da MB e o Marinheiro, estão desarmados.
Precisamos atuar de forma ATIVA, não podemos ficar atuando de forma DEFENSIVA contra pirataria e tráfico, ou seja somente quando acontece, por isso cada vez mais o tráfico avança veja ao que chegamos, embarcam a droga na marra. Patrulhamento 24 horas no ancoradouro pero do porto, sei que isso custa dinheiro mas é necessario, precisamos de mais gente e meios na guarda costeira.tipo lanchas rápidas armadas com canhão de 20 mm e liberdade por uma lei necessaria de abate no mar, não parou afunda !
Vergonha total ! Temos ambições de sermos uma marinha de águas azuis ,mas não conseguimos deter piratas próximo aos grandes portos ! Está mais que na hora de possuirmos uma Guarda Costeira .
Os bandidos atacam em barcos de alumínio de 5 metros mas a polícia federam não pode navegar com suas lanchas? Os policiaos ficam mareados?
Tambem achei bizarro isso
Que incompetência não haver embarcações oficiais para chegar ao navio em estado de emergência devido as ondas… a guarda costeira/marinha opera o que no maior Porto do hemisfério?… barquinhos de recreação a remo… país da vergonha!!!!!
Quando o Congresso e este Judiciário vergonhosos que temos , não mudarem as Leis , as fazendo pesadíssimas para quem faz este tipo de ação e quem portar , usar , armazenar , transacionar, guardar ,etc , armas e munições de guerra os pesada , como por exemplo , prisão em presídios Federais afastados de grande centros , de preferência no interior da Amazônia, , não poder ter visitas íntimas , não ter progressões de penas e cumprir a pena integral , sem nenhum tipo de saída , ou condicional e o porte e uso e guarda deste tipo de armas e munições pegar uma pena mínima de 15 anos independente e somadas as demais , continuaremos a enxugar gelo . Será que o Congresso e este Judiciário corrupto e o mais Caro do mundo têm o interesse que tudo continue como esta ?
Não entendi. As forças de segurança não conseguiram chegar ao navio mas os bandidos chegaram e sairam em uma embarcação de aluminio de 5m? Tem alguma coisa errada ai
Pois é, pensei a mesma coisa!
Parabéns ao recém criado Grupo de Patrulha Naval Sul-Sudeste. Mostrou sua importância e necessidade. Esse grupamento terá muito trabalho doravante, pois os piratas agora estão se associando aos traficantes de drogas, e os crimes estão ficando ainda mais sérios e perigosos, para as tripulações de navios da marinha mercante. Acredito que isso se deva a expansão das rotas do tráfico de drogas, utilizando containers para o transporte desse tipo de entorpecente, e assim que chegam próximos ao porto, recrutam piratas para invadir o navio e resgatar a droga, dessa forma evitam que ela seja descoberta pela fiscalização da P.F. no porto de Santos.
Parabéns por quê? Não fizeram nada! Só apareceram depois que os bandidos tinham ido embora. A PF e a MB não conseguem navegar com seus barcos por causa das ondas de 2,5 mts, mas os bandidos, com uma voadeira de 5 mts conseguem navegar, emparelhar com o navio e transportar mais de mil quilos de drogas? Será que faltou grana pra gasolina? Ou foi preguicinha de sair na chuva? Fala sério! Vergonha!