No dia 17 de agosto, o Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) Atlântico (A 140) realizou o primeiro Cerimonial à Bandeira após a entrada em Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB), estando a 150 milhas náuticas (aproximadamente 240 km) a sudoeste do arquipélago de São Pedro e São Paulo.
O momento foi repleto de emoção e grande significado para todos os tripulantes, uma vez que simboliza o início das atividades do futuro Capitânia da Esquadra na proteção das riquezas e dos interesses marítimos do País.
O Cerimonial à Bandeira é um conjunto de tradições, honras e sinais de respeito em uso nas Marinhas de Guerra, que remonta aos primórdios das navegações, quando os marinheiros levavam a bordo e deixavam em locais especiais as imagens das divindades que invocavam para os protegerem, quando se faziam ao mar.
Com o passar do tempo, as imagens foram substituídas pelos símbolos do poder e, mais tarde, pelos pavilhões nacionais, que perduram até́ os dias de hoje.
FONTE E FOTO: MB
Muito bom, o próximo final de semana vou estar no Rio e com certeza vou tirar várias fotos dele.
25.08 vai chegar ao Rio em Parada Naval e as 12H, estará atracando no AMRJ.
Ótima oportunidade para fazer boas fotos do navio.⚓??
Cerimonial a Bandeira e uma das cerimônias mais simples da marinha,mais na minha opinião e a cerimonia que mais linda,que nos ensina ter civilidade e a honrar nossa bandeira que por muitas vezes e deixada de lado por nós
Todas as tradições sendo mantidas, já que agora temos um nau capitania de 1 classe nada melhor que manter as tradições e honra- Las cada engrandece mais a MB, além de criar Brasilidade, isto deveria ser divuldago diariamente aos nossos políticos para darem valor as nossas forças armadas. Parabéns ao DAN na pessoa do Padilha.
Tá perto hein!
Não vejo a hora de ver esse convés de voo repleto de helicópteros!
Padilha, em 1º lugar quero enaltecer esta matéria, não somente pelo fato marcante que representa o novo Navio Capitânia da Armada do Brasil adentrar ao 1º território pertencente ao Brasil. Como também informar ao leitores do DAN sobre este fato (que eu desconhecia). Afinal eu sempre soube que Fernando de Noronha “seria” o território mais distante fora da costa brasileira. Mas sua informação serviu para nos instruir que o arquipélago de São Pedro e São Paulo pertencem ao território Brasileiro. Aproveito para saber se as 200 milhas náuticas do mar territorial do Brasil, se estenderiam em torno do arquipélago também ? Agradeço pela informação, como também “mais uma vez” nos trazer em 1º lugar as novidades da viagem do PHM Atlântico.
Penske, quem estava atento foi o Wiltgen que fez o post. De qualquer forma, o DAN mantendo a pegada. ?
Poooxa Padilha… Fiquei tão empolgado com a noticia que não me atentei sobre a postagem. Parabéns Wiltgen por estar atento a movimentação do Atlântico.
Penske,
Nós dois somos o DAN!
Nessa próxima semana estaremos a bordo do Atlântico trazendo novas imagens e informações, fique ligado!
??⚓??
Haverá visitação pública ao navio?
Fernando,
Não haverá.
Abs,