Por Guilherme Wiltgen
Segundo a BAE Systems publicou na sua conta oficial no Twitter, militares da Marinha do Brasil estariam na unidade BAE Systems Maritime Services, em Cowes, aprendendo sobre o radar Artisan 3D, que equipa o novo Porta-helicópteros Multipropósitos Atlântico (ex-HMS Ocean).
O Advanced Radar Target Indication Situational Awareness and Navigation é capaz de detectar objetos tão pequenos quanto uma bola de tênis viajando a 3x a velocidade do som a mais de 25 km, podendo ainda monitorar mais de 800 objetos simultaneamente.
Na Royal Navy, além do ex-HMS Ocean, o Artisan 3D está instalado em 11 fragatas Type 23 e no novo navio-aeródromo HMS Queen Elizabeth. Ele também será instalado na segunda unidade do QEC, o HMS Prince of Wales.
Desta forma, a informação da BAE Sistems Maritime minimiza os recentes boatos que diziam haver problemas na vinda do PHM Atlântico com o seu radar Artisan 3D. Ao que tudo indica, o navio virá equipado com ele e a sua tripulação já está se familiarizado com seu funcionamento.
Se as type 23 tbm estão providas deste mesmo radar, podem ter certeza que pelo menos umas quatro devem ser compradas após dar baixa.
Sugiro postar a palestra do almirante Bento no Clube de Engenharia. Informações importantíssimas. Um abraço.
Mais uma vez, parabéns ao DAN!
Obrigado Sequim!