Por Luiz Padilha
O PHM Atlântico (A 140), porta helicópteros multipropósito adquirido pela Marinha do Brasil junto à Royal Navy, recebeu a pintura de seu indicativo hoje na Base Naval de Devonport, Plymouth, UK.
O navio está recebendo os preparativos para sua incorporação no próximo dia 29 de junho, quando então receberá a primeira tripulação brasileira, iniciará os testes de mar e realizará um treinamento chamado Flag Officer Sea Training (FOST), antes de seguir viagem para o Brasil.
Padilha, Guilherme; saiu um video do Atlântico no site Warship TV. Dêem um pulo lá! Ele está sem a pintura do lado de estibordo e com alguns andaimes na superestrutura.
Excelente aquisição, Num futuro não distante, aviões não serão mais tripulados e muito menores. Drones vem ai, e os porta drones serão deste tipo.
Ótimo! Porém não substitui um imprescindível porta-aviões na MB.
Não substitui o A-12 em suas funções.
Seria possível ou valeria a pena montar uma propulsão nuclear como do sub em desenvolvimento no A-12?
Não pois até que se alcance o nível adequado de enriquecimento de urânio para que o reator possa impulsionar um navio como o NAe São Paulo (= ou – 33.000t), o atual porta aviões estaria completamente acabado (corroído). Vamos por etapas. Um passo de cada vez como o bom e velho Jack, o estripador!
Obrigado pela resposta Padilha!
Realmente o A-12 é muito mais pesado que o submarino nuclear, como sou leigo imaginei que seria apenas construir um reator proporcional ao peso com a mesma tecnologia, não sabia o nível de enriquecimento do urânio também seria diferente.
Padilha vc sabe dizer se o Phm Atlântico foi totalmente pintado por fora ?ou so a indicação A140 foi pintada.
Sim. Obras mortas e vivas pintadas.
Tomara que o A 140 passe pela maioria dos portos brasileiros, aberto à visitação.
Depois de passar pelo CIASA e entregue a Esquadra, sim ele irá.
Porque o indicativo A140 e não A14 ou A40 agora vai ser tres digitos nos navios da marinha.
Parece que sim.
Alguem sabe se na viagem para o brasil ele vai para em recife e se para qual o dia e se vai ser aberto ao publico para visitação ?
Gostaria de saber dos amigos se o NDM Bahia ou outro navio da esquadra, será usado para transporte e hospedagem de pessoal da Marinha, antes de retornar para o Brasil, já com o PHM Atlântico ?
A tripulação já está lá
Poderia já vir com os Super Cobras que a MB está de olho !
Achei que o indicativo fosse ficar ao lado desse suporte do canhão e não embaixo dele. Outra surpresa foi a inclinação da letra A, além de parecerem maior do que o do Bahia. Notei também a mudança do logotipo do DAN acrescentando o Gripen e um submarino. Bacana.
Na verdade o Gripen ja estava no outro. Mas agora um amigo do DAN fez um novo onde o helicóptero é da AvEx e o PHM Atlântico o capitânea
André,
Fizemos algumas alterações e o logo ganhou uma dinâmica melhorada…
Incorporamos o PHM Atlântico e um Scorpène.
Representando a FAB, o Gripen ganhou um desenho mais arrojado, o que lhe confiriu um maior destaque.
Para a nossa veia verde-oliva, entrou o H225M, que representa a nossa Aviação do Exército e a capacidade Aeromóvel do nosso EB.
Abs
Com todo o respeito á nossa Viação do Exército, eu colocaria um carro de combate como representante natural do Exército Guilherme.
André a letra A não está inclinada, esse efeito é do ângulo de visão e da inclinação do casco, que está dando essa sensação.
Será Carlos? É possível mas eu até procurei comparar esse mesmo angulo de visão com algumas fotos do Bahia para verificar se estava inclinada, já que também considerei essa posição da foto.
Sim totalmente possível, efeito da perspectiva.
E ai Padilha… vai buscar ele para nós?
Seria interessante.
Já até pintaram o bichão hehe. Seja bem vindo.
Show, podia vir completão, mas tá bom assim mesmo!