No dia 17 de março, foi realizado o primeiro pouso noturno de uma aeronave da Marinha do Brasil a bordo do Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) “Atlântico”. O navio encontrava-se ao sul da cidade de Cabo Frio-RJ, sendo o pouso realizado com uma aeronave modelo UH-15 (Pégasus N-7201), pertencente ao 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2).
Durante a comissão, também foi realizada a Vistoria de Segurança de Aviação, na qual o PHM “Atlântico” foi homologado para operação noturna e por instrumentos, representando um ganho operacional para os meios Navais, Aeronavais e de Fuzileiros Navais.
A missão foi realizada com segurança, sucesso e eficácia, sem mencionar a manutenção da prontidão operativa com a realização de aproximações controladas sob baixa visibilidade diurna e noturna, NDB (Farol Rádio não Direcional) e exercícios de emergência, aumentando a capacidade da Marinha do Brasil na defesa da “Amazônia Azul”.
FONTE: MB
Bonita essa segunda foto, sendo a primeira bem interessante. Desde que o navio foi entregue ao Brasil fiquei curioso se essas marcas no convés não poderiam ser alteradas para um padrão brasileiro, incluindo aí indicações específicas para pouso noturno e a retirada dessa faixa preta extensa. Sei que o helicóptero também anda sobre o convés antes de decolar. O São Paulo teve a pintura modificada.
Por exemplo, como ele opera apenas helicópteros poderia alterar essas áreas de pouso com círculos como acontece com o Bahia, sendo o ponto de pouso da proa um círculo menor indicando que serve apenas para aeronaves de tonelagem leve. Se a Marinha considera o padrão britânico adequado ás operações tudo bem mas ter uma padronização nacional específica com doutrina própria seria bom também.
Padilha sabe dizer se essa homologação e as futuras servem também para aeronaves da Força Aérea, exército e civil? Aproposito, helicópteros civis podem pousar em navios militares como os militares podem pousar em navio civil?
Não se deve mexer no que funciona.
Aeronaves civis não estão homologadas para pouso a bordo de navios de guerra.
Nem tanto pela aeronave e sim pelo piloto.
Excelente ver nossa nau capitânia adquirindo capacidades. No vídeo do segundo lançamento do MANSUP, dá para ver o Atlântico navegando em toda a sua grandeza. Que navio imponente!
Também tenho essa impressão do navio Sequim tanto que ao compará-lo com os navios Mistral da França vejo o Atlântico como esbelto e o francês obeso rsrsrs, inclusive tem uma foto dos dois juntos.