Na altura de Las Palmas, o NE Brasil (U 27), com os Guardas-Marinha formados no convoo, efetua as honras de passagem com o Departamento de Aviação do PHM Atlântico formado no convoo em sua viagem para o Brasil.
Não existe motivação maior para os Guardas-Marinha, do que poder realizar uma Passex com o novo capitânea da Marinha do Brasil.
Muitos certamente irão servir a bordo do PHM Atlântico num futuro não muito distante.
FOTOS: Facebook
o navio teve que parar em las palmas devido a um problema em um dos motores, segunda vez que este motor apresenta problema nesta volta ao Brasil. isso ninguém publica 😉
O navio não parou em Las Palmas. Sua informação não procede. O navio estava navegando nas proximidades de Las Palmas aguardando a saída do NE Brasil para a Passex. Em nenhum momento o navio atracou em Las palmas. Esse tipo de fakenews em nada ajuda o debate. Você tem informações mais precisas do “suposto” problema? Quem habilitado teria lhe passado essa informação de que é a 2ª vez que o navio tem problema de motor? Você pode dizer para nós?
A informaçao de Raissa procede. Foi necessário realizar o conserto de uma peça do motor. O navio nao atracou em Las Palmas, pois a peça foi levada na sexta-feira, 10 de agosto, por meio de uma lancha. No sábado a peça estava pronta, mas o retorno da lancha nao foi bem sucedido devido as condiçoes do mar. No domingo a equipe completou a operaçao, a peça foi substituída e o navio seguiu viagem. Raissa diz que foi a segunda vez, pois antes, no percurso Plymouth-Lisboa, outra peça avariou, mas esta foi consertada em alto-mar.
Amigo eu estava a bordo. O navio nunca mudou a rota voltando para Plymouth. Nenhuma lancha chegou trazendo nada ao navio, enquanto estive a bordo. De Lisboa para o Brasil eu não posso falar nada pois não me encontro a bordo.
Antes o navio tinha retornado para Plymouth, agora o conserto foi no mar. Estão ouvindo o galo cantar e interpretando erroneamente. É o que passa com as infos mudando a cada comentário
De qualquer forma, vai que eu estava dormindo e a tal lancha chegou de madrugada e eu não vi, o que esse tipo de comentário agrega de valor?
O navio se encontra navegando a 16 nós neste momento e se houve algum problema,isso pode acontecer com qualquer navio, inclusive novos.
Gostaria de entender o porquê de insistir tanto nisso.
Leia novamente meu comentário, com atençao. Em nenhum momento falei sobre mudança de rota. Em nenhum momento disse que o navio retornou para Plymouth. A lancha partiu do navio para consertar a peça com defeito em Las Palmas, talvez por isso voce nao tenho visto.
Prezado Padilha,
O navio navegou por uma hora na direçao de plymouth devido ao defeito na peça mas esta foi consertada e seguiram viagem.
Em las palmas, uma lancha saiu para novamente realizar consertos.
Acho importante divulgar as vantagens deste navio mas também os problemas encontrados a bordo.
Entendo a intenção mas isso ocorre em diversos navios e é algo que não é relevante, pois se ocorreu, foi sanado e está tudo bem.
O que não entendo é a necessidade disso. Enfim, o navio está navegando e dentro da programação.
O Brasil não está em guerra com ninguém. Discordo. estamos em guerra sim e estamos perdendo feio. Guerra contra a ignorância, contra a corrupção, guerra contra os maus políticos, guerra contra o narcotráfico, guerra contra a mediocridade no ensino e na cultura, guerra contra os mau administradores, contra os bandidos, contra a burrice generalizada, guerra contra a falta de patriotismo. Tem mais me lembrem.
Acertou no alvo com seu comentário.
A mediocridade atual do brasileiro e reflexo da degradação da formação do indivíduo, tanto no aspecto familiar quanto no ensino regular.
As pessoas com o advento da tecnologia de comunicação e informação estão se revelando rasas em seu preparo e raciocínio, pois não adianta dar uma ferramenta poderosa, como: Internet, computador e smartfone a um indivíduo que não sabe emprega-la a contento.
Quero parabenizar a equipe do Dan, sempre com matérias completas e em primeira mão
Belas fotos ,Padilha você que muito informado por que estas duas visitas em curto espaço de tempo do Almirante John Richardson e o secretário de defesa James N.Mattis
Carlos, essas visitas são normalmente visitas de cortesia a outras que a Mb fez, ou seja, pode haver “algo” ou não.
Isso é um argumento invalido de que não há necessidade de escolta para um navio desse porte pois não estamos em guerra, vamos citar um exemplo simples, você esta passando por algum lugar e vê ou tem o pressentimento de que alguém esta te observando, você se sentiria a vontade, seguro, diria “não fiz mal a ninguém, não vai acontecer nada comigo”, claro que não ! você quer é ter segurança, se você estiver escoltado ou armado até os dentes tenho certeza que se sentira mais seguro, por quantos submarinos estrangeiros esse navio não vai passar ao longo do seu trajeto ? Quantos comandantes de submarinos que por ventura toparem com esse navio e visualizarem em seus telescópios e sonares o PHM-140 Atlântico e não tiverem a tentação em seus pensamentos de que se lançassem seus torpedos e acertassem o navio e o afundassem e como não há escolta deixariam o local sem serem importunados levando para si um reflexão militar de que sua marinha nunca repetisse esse erro de deixa um de seus vasos navais sem escolta e navegando sozinho, eu me lembro da reportagem que Goulart de Andrade fez abordo do A-12 São Paulo e num determinado momento o comandante do São Paulo que naquele momento o navio estava participando de uma simulação de combate chegou para o Goulart e disse que eles tinha sido afundados por um submarino a frustração do comandante foi visível e ele confirmou isso em plena reportagem, quando o navio chegar ao Brasil o DAN poderia confirmar com o pessoal do PHM – Atlântico se houve algum contato com o sonar de submarinos estrangeiros durante o trajeto ?
Eduardo,
Me desculpe, mas os Comandantes de submarinos, que por acaso estiverem no oceano Atlântico, não são psicopatas que vagam pelos sete mares ávidos por encontrarem um HVU dando sopa para lançarem seus torpedos… de onde tirou essa ideia?
Quanto ao NAe São Paulo ter sido acertado por um submarino em um exercício, em 2010 o USS Carl Vinson em três dias, foi “afundado” duas vezes pelo Tikuna, apesar de toda a cobertura ASW disponível, só conseguiram pegar o nosso submarino uma vez…
Sério? Ataque a um meio por oportunidade? Esta é nova…
Peço desculpas ao DAN pela grosseria, mas esse foi o comentário mais xxxxxx que eu vi até agora.
Apesar das desculpas, pedimos respeito aos nossos leitores.
Não vejo Idiotice nenhuma em meu comentário se ninguém gosta ou discorda dele desconstrua o com argumentos válidos e não com insultos, e o onde esta a moderação do DAN nunca insultei ninguém o comentarista seja quem for pode pedir desculpas ao DAN e insultar o outros e fica nisso.
Eduardo, o PHM Atlântico não possui sonar, logo, ele não detectará nada, até porque, mesmo se tivesse, ele está navegando com destino ao Rio a 15/16 nós e nesta velocidade qualquer navio com sonar fica “surdo”.
Recomendo ler o que o nosso leitor escreveu antes.
“…em tempo de paz, o navio é perfeitamente capaz de realizar travessias como a de agora sem necessidade de ser escoltado. Não há ameaças capazes de causar qualquer dano ao mesmo e escoltas são perfeitamente dispensados.
Sobre a substituição do phalanx retirado, leia a resposta na entrevista do Comandante postada aqui no DAN.”
Eu sei que muitos leigos participam de sites, blogs e fóruns militares, mas esse comentário do Eduardo Ramos foi de arder os olhos de qualquer um, que comentário mais sem noção
Leigo ? Já fiz diversos comentários até elogiados, criticas eu recebo e as debato argumente o que você não entendeu para que possamos ver quer tem as razões mais lúcidas.
Ser estrangeiro não significa ser inimigo. Para você ter uma ideia Eduardo, o próprio Atlântico quando era Ocean foi de sua base para o conturbado Oriente Médio em rota para o Estreito de Ormuz sem escolta na maior parte do trajeto. Só teve um apoio de um destruidor americano quando chegou ao Estreito pela hostilidade dos iranianos, mas aí não é para menos!
Não há necessidade de escolta para um navio desse porte em tempo de paz, portanto em tempos de paz essa escolta é mais pontual do que constante. Além disso, um desses submarinos próximo ao navio pode ser um dos nossos também.
Antonio , ainda não foram instaladas novas defesas, os canhões de 30mm já existiam, foram retirados os Phalanx, e ainda não foi reposto nada no lugar.
Parem de ficar igual os ianques, que só pensam em Guerra.
O Brasil é e sempre será um País pacato. Pra que escoltar um navio ?
Tire isso dá cabeça. Hora bolas ?
Q o Brasil é Pacífico, concordo. A minha duvida é qto aos outros países
Nos anos 40 era esse o pensamento,por isso pagou caro com muitas mortes ao longo da costa brasileira.ser pacato não significa que esta imune .pelo contrario .
Olá! Tenho umas dúvida:
Um navio com toda essa importância viaja sem escoltas? Os equipamentos e sistemas de defesa do navio que foram retirados já foram substituídos? Caso a resposta seja negativa, quais os riscos envolvidos em não está com essas defesas operacionais? Sou apenas um leigo! Grande abraço.
Em tempo de guerra um navio como o Atlântico é considerado uma Unidade de Maior Valor (HVU) e escoltas são destacados para protegê-lo de todos os espectros de ameaça.
Porém, em tempo de paz, o navio é perfeitamente capaz de realizar travessias como a de agora sem necessidade de ser escoltado. Não há ameaças capazes de causar qualquer dano ao mesmo e escoltas são perfeitamente dispensados.
Sobre a substituição do phalanx retirado, leia a resposta na entrevista do Comandante postada aqui no DAN.
Augusto,
Não há necessidade, e nem ameaça, que justifique a presença de um escolta.
O que foi retirado foram os CIWS e os equipamentos e sensores de uso exclusivo dos membros da OTAN, e cuja ausência não impede o navio de realizar a viagem ao Brasil.
No devido tempo, a MB vai providenciar seus substitutos.
Abraços,
O Brasil não está em guerra com ninguém, logo não precisa de escolta, o máximo que ele vão encontrar são piratas, mas nenhum pirata vai ter coragem de abordar um navio de guerra. Os equipamentos de radar do navio não foram retirados pois foram comprados junto com o navio somente as defesas de ponto foram retiradas, mas já foram instaladas novas defesas no lugar das antigas.
E em breve deve encontrar a Liberal tb!
Belas fotos …,Imagine a emoção do pessoal do U 27 , com certeza é um momento único ,com certeza alguns lacrimejam os olhos……
Grande Padilha só você para trazer a todos do DAN esse verdadeiro “furo” de reportagem. Estava aqui queimando os miolos desde sexta feira (dia 10/08), tentando decifrar o significado daquelas manobras do PHM Atlântico a Nordeste da Ilha Las Palmas, sem entender o que estava acontecendo… Eis que o brilhante Padilha saciou a nossa curiosidade deixando-nos informados sobre essa operação Passex. Mais uma vez sua perspicácia nos trouxe essa informação “exclusiva” Parabéns.
Nem tanto Penske. Alguns dizem que o DAN está sempre atrás, mas a realidade é bem diferente. Obrigado por suas palavras.