Por Matheus Meirelles
Polícia Federal prende nesta quarta-feira mais um suspeito de planejar atentados terroristas durante a Olimpíada no Rio de Janeiro.
Descendente de libaneses, Chaer Kalaoun vive na Baixada Fluminense, e teria ligação com o Estado Islâmico. Ele é acusado de fazer apologia ao extremismo.
Por outro lado, a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência perderam de vista um iraniano também suspeito de planejar atos terroristas. Pouria Paykani, de 27 anos, estava sendo monitorado desde o dia 15 de julho, e foi visto pela última vez no dia 20, no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
Ele entrou no Brasil em março, depois de passagem pelo Uruguai. mas, só chamou a atenção da Polícia Federal em junho, quando foi flagrado em “mais de uma ocasião” fotografando o saguão de embarque do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo.
Pouria Paykani chegou a ser preso por desacato após discutir com policiais. Ele é alvo de uma ordem da Justiça Federal para que seja deportado em menos de 48 horas após a localização, já que não seguiu recomendação inicial de voltar para Teerã. Segundo o Ministério Público Federal, Pouria Paykani estaria vivendo em situação irregular no Brasil.
Na semana passada, a Polícia Federal prendeu doze suspeitos de planejar atentados terroristas durante os Jogos Rio-2016. O grupo teria declarado lealdade ao Estado Islâmico pela internet.
FONTE: Jovem Pan