Por Fábio Fabrini e Andreza Matais
O Grupo Antibomba da Polícia Federal fez nesta sexta-feira, 24, operação num prédio da Asa Norte, área nobre de Brasília. Os agentes vasculharam o apartamento de um advogado que atua em defesa das comunidades muçulmanas no Brasil. Conforme agentes a par das investigações, a ação, que mobiliza setores de inteligência da PF, apura suspeitas de terrorismo.
Homens encapuzados, do Comando de Ações Táticas (COT) da PF, fizeram buscas no imóvel com a ajuda de um cão farejador, a partir das 8h. No apartamento, moram o advogado Marcelo Salahuddin Bulhões dos Santos, a mulher dele, de origem iraniana, e um filho de colo. Por volta das 10h, um representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi chamado ao local para acompanhar as buscas. Ele foi acionado porque ali funciona também o escritório do advogado. Por lei, ações nesses locais têm de ser acompanhadas pela entidade.
Ao sair do local no início da tarde, o procurador Mauro Lustosa, da Comissão de Prerrogativas da OAB, explicou que os policiais tinham em mãos um mandado para apreensão de documentos. A suspeita, explicou, é de que o advogado guardava no local papeis falsos. Por volta das 14h, a equipe do COT deixou o imóvel com três malotes de documentos. O advogado foi intimado e terá de comparecer à PF para prestar depoimento. Ao Estado, agentes da PF explicaram que a legislação brasileira não tipifica o crime de terrorismo. Por isso, nas investigações que envolvem suspeitas desse tipo de prática, são apontados delitos previstos no Código Penal Brasileiro. Marcelo e a mulher moram no apartamento há cerca de um ano, segundo vizinhos. Os dois são da religião muçulmana.
Em 2013, num documento enviado à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Espionagem no Senado, o advogado denunciou supostos excessos de serviços secretos contra cidadãos de origem ou que professam a fé islâmica. “Há fortes indícios de que vários cidadãos brasileiros de origem árabe e/ou de confissão islâmica tenham sido objetos de investigação por parte de serviços de inteligência nacionais e estrangeiros, sendo que nem sempre haveria motivo plausível para tal”, escreveu, em setembro daquele ano, num ofício endereçado à senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).
O advogado entregou um pacote de documentos à CPI, entre os quais relatórios de órgãos americanos sobre a atividade de cidadãos muçulmanos. No comunicado, ele se intitula ex-servidor da Polícia Federal e explica que em diversas ocasiões presenciou a “interferência” de serviços estrangeiros na atuação de órgãos do governo federal – no entanto, não deu exemplos. “Posso destacar o Departamento de Polícia Federal”, afirmou. O Estado não conseguiu contato com o advogado nesta sexta.
Alerta
Com a proximidade das Olimpíadas de 2016, o Brasil reforçou o alerta contra o terrorismo. Há um mês, o Estado revelou que dois órgãos de inteligência do governo elaboraram relatórios apontando tentativas de o Estado Islâmico cooptar brasileiros para sua causa.
FONTE: O Estado de São Paulo
Olha pra quem o cara escreveu. Para uma senadora do…PARTIDO COMUNISTA. Outro tipo de terrorismo marxista fanático messiânico cuja ideologia assassinou 100 milhões de cidadãos, a maioria no Leste europeu. 100 milhões é óbvio é um número meramente simbólico, visto que nas prisões comunistas principalmente nos kwanliso norte coreanos esse número aumenta todos os dias.
Meu Deus do céu, não gosto de fazer comentários políticos, mas tem casos que se tornam até um absurdo fanatismo político ou anti-partidário, culpando uma pessoa, ou partido por tudo.
Acreditar que estamos longe desse conflito é uma ilusão perigosa, ingenuidade pra ser franco. É só procurar um pouco as mensagens desses grupos que a dúvida resta inexistente, somos parte do “Ocidente” que eles falam, não há como escapar. é clara a mensagem desses grupos, especialmente quanto o EI, o país com maior população católica/protestante do mundo tem um lugar nessa tempestade, não na área mais intensa mas um raio pode sim nos atingir e não vão nos proteger as besteiras ditas por políticos antiamericanos, especialmente a Dilma pedindo diálogo com o Estado Islâmico. Infelizmente, políticos, partidários e ingênuos só vão acreditar nisso o dia que houver um incidente, faz parte, mas as forças de segurança no Brasil já estão a um bom tempo atentas a isso, inclusive realizando ações como comprovado pelo Wikileaks. Evidentemente, o nosso risco é baixo por uma série de fatores, onde pesa também nossa irrelevância internacional (o lado bom disso), entretanto, são apenas um atenuantes, um dia o raio cai.
O maior trunfo da ideologia extremista e vc “poder fazer” a guerra santa seja onde for… Isso fa com que lobos solitários, motivados pela propaganda ataquem em qualquer lugar do Globo, mesmo em um país sem histórico recente de terrorismo como o nosso, há um risco real… Acho importante as autoridades apertarem e agir à moda da CIA sim, até porque estamos próximos de um evento mundial importante e todos nós lembramos de Mouniqye ( desculpe os erros, estou no celular)
Não falta mais nada, agora querem trazer até a questão Ocidente/Oriente para dentro do Brasil, já nao chega a ocupação das estradas pelos donos das transportadoras ??? . . . . Não seu de Petrobras agora vai de Terrorismo Árabe, ao invés de cão farejador deveriam levar um camelo farejador, dá mais midia . . . . .
Desculpa Edson mais acho que a PF é uma se nao for a unica instituiçao do poder publico realmente eficaz ate mais que o MP, que vem nos surpreendendo desde a redemocratizaçao com investigaçoes serias contra corruptos e procurados internacionais como Cesari Batisti ate a CIA ja reconheceu a eficacia da PF brasileira
Esse tipo de ação tem que ser levado muito a sério, se passarem pela peneira palmas pra eles, mas acredita em todas , não dá mole.
Não tenho muito escrúpulo pra essas coisas, por mim, se investiga na surdina, apura se há envolvidos e faz do modo soviético…apaga os envolvidos sem deixar rastro.