Os Ministérios da Defesa do Peru e do Brasil assinaram uma Declaração de Intenções, expressando sua intenção de aprofundar a cooperação binacional entre as Marinas de ambos os países, especialmente na área de submarinos.
O documento, previamente assinado pelo ministro da Defesa do Brasil Fernando Azevedo e Silva, foi assinado esta tarde pelo ministro da Defesa Walter Martos Ruíz, na sede do Ministério das Relações Exteriores, na presença do vice-presidente brasileiro Hamilton Mourão, em visita ao país, e o ministro das Relações Exteriores, Gustavo Meza-Cuadra. A ação contou também com a presença do comandante geral da Marinha, almirante Fernando Cerdán.
Esta declaração foi assinada em consideração ao Acordo-Quadro de Cooperação em Matéria de Defesa assinado pelos dois países em 6 de novembro de 2006 e a declaração conjunta assinada pelos Ministérios da Defesa do Peru e do Brasil em 22 de dezembro de 2011.
Por meio deste documento, as partes também expressam sua intenção de promover ações conjuntas de cooperação entre a Marinha do Peru e a Marinha do Brasil.
Eles também procuram incentivar programas bilaterais no campo da indústria de defesa, instrução e treinamento entre as Forças Armadas de ambos os países e a manutenção da confiança mútua.
FONTE: Ministério da Defesa do Perú
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Parece que o LHD classe Makassar não vem. Apenas ocorrerá a venda dos submarinos IKL 209….
Estreitar os laços culturais e militares entre o Brasil e o Peru, ou seja, fazer o povo peruano “olhar para o leste” é uma excelente estratégia para quebrar o eixo político Caracas – La Paz.
Quando vai sair o que foi negociado??
Eis a questão meu caro, curiosidade está consumindo a todos.