O visor optrônico Paseo XLR (eXtra Long Range) da Safran foi selecionado pelo consórcio Águas Azuis para equipar as fragatas brasileiras Tamandaré.
As quatro embarcações de 3.500 toneladas serão entregues a partir de 2026 à Marinha do Brasil. Cada embarcação será equipada com dois Paseo XLR.
O Paseo XLR incorpora os módulos dos sistemas optrônicos embarcados Euroflir, particularmente seus sensores de alta definição associados ao seu telescópio multiespectral, permitindo assim a identificação de ameaças no limite do horizonte.
O Paseo XLR é capaz de identificar pequenas embarcações que são dificilmente detectadas por radares tradicionais devido a estarem próximas da superfície e serem frequentemente fabricadas com materiais invisíveis às ondas de radar.
Ele é particularmente útil em contextos assimétricos onde as embarcações da linha de frente chegam a operar perto da costa e podem ser cercadas por pequenos barcos com intenções desconhecidas.
Este visor de ultralongo alcance irá oferecer à Marinha do Brasil maiores capacidades de intervenção, ampliando o raio de segurança em torno dos seus navios.
O Paseo XLR irá colaborar com a autoproteção de cada uma das Fragatas na detecção e identificação das ameaças, inclusive em condições de mar agitado, com velocidade elevada e em condições de visibilidade limitada. De dia ou de noite, o Paseo XLR permitirá a conduta de tiro do armamento de artilharia principal.
Os dois primeiros Paseo XLR serão entregues para o consórcio Águas Azuis no início de 2023.
A Safran Eletrônica & Defesa Brasil, filial da Safran Electronics & Defense, irá assegurar todo o suporte ao cliente que compreende as atividades de serviço, treinamento e intermediação das tratativas para peças de reposição e reparações dos visores optrônicos Paseo XLR.