A Senadora da República Soraya Thronicke, o Deputado Federal Luiz Philippe Bragança e comitiva de parlamentares visitaram, ontem (27), as instalações do Programa de Submarinos (PROSUB), no Complexo Naval de Itaguaí, localizado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
O objetivo da visita foi apresentar aos Congressistas a situação orçamentária do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) e a infraestrutura do Complexo Naval de Itaguaí, onde as obras do PROSUB prosseguem em conformidade com o ritmo planejado, inclusas as construções civis e os submarinos com propulsão diesel-elétrica.
Durante a visita, os parlamentares embarcaram no Submarino “Riachuelo”, o primeiro de sua classe. Na atualidade, o “Riachuelo” está em fase preparatória para os últimos testes de aceitação no mar, finalizando assim o seu processo de prontificação para a realização da Mostra de Armamento, programada para dezembro de 2021, quando será entregue ao Setor Operativo.
Os avanços das obras do setor de infraestrutura no Complexo da Ilha da Madeira, entre as quais se destacam as instalações da Base de Submarinos, abrigo do maior Ativo da Defesa Nacional, do Estaleiro de Manutenção, e do Centro de Manutenção de Sistemas de Submarinos, materializam parcela significativa dos marcos estratégicos do PROSUB, contribuindo para a consolidação da Base Industrial de Defesa (BID) e de outros setores da economia.
FONTE: MB
Do jeito que a Marinha está sem recursos, é bem capaz que ela abandone o programa das 04 corvetas Tamandaré (Fragatas), e fique focada somente no programa ProSub.
Excelente!
Aproveitem e façam coro no Congresso solicitando mais verba pra mais 4 convencionais! Dinheiro eu sei que tem… Há alguns anos não meteram as mãos em bilhões de reais, só da Petrobras?
Se organizar direitinho, não falta dinheiro pra nada! E sem precisar formar quadrilha…
Este programa vem recebendo visita constantemente. Espero que essas visitas gerem frutos e não fiquem apenas na retórica. O programa está para está sendo concluído, mas, devido a falta de verba, vem sofrendo ajustes no cronograma de forma que todo o projeto esteja sendo prejudicado.