Por Mariana Carneiro
O governo do Paraguai fez um protesto formal contra o Brasil por alegada invasão de soberania do país.
Nesta sexta-feira (31), o embaixador brasileiro em Assunção foi convocado à chancelaria paraguaia para ouvir as queixas do governo do país vizinho. Uma carta, com conteúdo semelhante, foi entregue pela Embaixada Paraguaia em Brasília ao Itamaraty.
A reclamação se deve à uma troca de tiros entre militares brasileiros, supostos contrabandistas e militares paraguaios no rio Paraná, na altura da cidade de Salto del Guairá, que faz fronteira com os municípios brasileiros de Mundo Novo (MS) e Guaíra (PR).
O confronto teria ocorrido em águas paraguaias, na última terça (28) e quarta-feira (29), segundo o jornal paraguaio “ABC Color”.
Uma patrulha de militares brasileiros teria localizado seis barcos de contrabandistas, que tentavam atravessar a fronteira com mercadorias para o lado brasileiro.
Os militares brasileiros trocaram tiros com os contrabandistas e apreenderam as embarcações, que estavam a 100 metros da costa paraguaia. No dia seguinte, ainda segundo o “ABC Color”, o confronto teria sido entre os militares dos dois países. Não há registro de feridos.
O Exército brasileiro lançou, há duas semanas, a operação Ágata, para reprimir os delitos na área da fronteira.
O governo do Paraguai classificou o episódio como um “grave ato contra a soberania paraguaia”.
“O Paraguai mantém uma estreita cooperação com o Brasil na luta contra as diversas formas de delinquência organizada, e espera que, baseado nos princípios de respeito recíproco e cooperação, atos dessa natureza não voltem a se repetir”, diz a nota do governo do Paraguai entregue ao Brasil.
FONTE : Folha de São Paulo
By stadeu blz , concodo prenamente Qls .
Nesta republiqueta nem mesmo os seus militares escapam de corrupcao e protecao aos traficantes, ladroes e outros. O EB acaba tendo de interferir visto q a pF a quem cabe o controle das frrontiras eh imcapaz de executar seu trabalho a contento……e tem mais…Bolivia, Peru e Colombia nesytas fronteiras, sao trra de ninguem, ai de quem botar a boca no tronbone, simplesmente eh executado e iso nao aparece na midia regularmente…..pra que nao eh mesmo…..SISFRON…..kkkkk nem daqui a 30 anos e nao vai adiantar nada.
Boa noite!
Na semana passada, quando o DAN anunciou o início dessa operação militar, postei que haveria choradeira do outro lado da fronteira. Houve quem me contradisse, afirmando que vivemos entre amigos, bolivarianos, socialistas, esquerdistas, blá, blá, e blá. Perdoai-me a modéstia, mas estava certo. Até acertei a fonte desta notícia: o ABC Color de Assumpcion-Py.
Aos ingênuos em relações internacionais (como o MAG do governo brasileiro) posto que países não possuem amigos, mas sim interesses.
Esses tipos de operações das Forças Armadas são louváveis, mas a verdade é a seguinte … é um serviço de policiamento que deveria serfeito rotineiramente pelas policias dos estados e pela polícia federal … esses sim possuem o treinamento e a “”malandragem”” necessária para entrar e sair desses BOs sem provocar “”encrencas internacionais””.
Não ganham para isso e não treinaram para isso, uma escola de recrutamento de polícia hoje, miseravelmente , dura um ano com estágio e tudo, sem dizer que lá pelo quinto ano trabalhando, dependendo do teatro de operações, é que o policial já pode ser considerado “”safo””, apesar da enxurrada de informações que recebem.
Por isso sempre fui contra as FAs executarem serviço de policiamento e por isso já saíram do Rio de Janeiro.
by stadeu; acho que vc se encedeu um pouquinho ao ser contra à operação das Fas na froteira ,são e é de responsabilidades do estado maior o policíamento das nossas fronteiras,mas também sou contra os usso dos militares no Rio de Janeiro,porém ? O crime organizado erra e é mais organizadasdo quê à nossas policías e mais bem equipadas infelismente . Sds pra todos!
Não disse ser contra Operações Militares amigo, disse serem louváveis e fazem parte da profissão deles, eu disse que sou contra militares fazerem serviço de polícia , isso sou contra mesmo.
Exceto nas crises que estão previstas na Constituição.
Abs.
E a soberania que o Paraguai nos prejudica com suas tranqueiras, não conta? “Teria sido entre militares”. Primeiro fala em supostos contrabandistas e depois confirma a ação contra o bando. Porque os militares trocaram tiros se “há uma estreita cooperação”? Que estreita cooperação contra delinquência é essa que não pode ter acesso a seu território?
Não sabem informar a situação. Não vejo coerência na matéria. Tudo é na base do teria (3x) e supostos. Tudo suposição! Porque esse ABC Color deve ser reconhecido como um jornal? Nunca ouvi falar nessas cores!
Que noticia mais sem pé nem cabeça – vindo da folha, veja , globo se pode esperar tudo.
Outro fato que me chamou atenção é justamente como a operação Ágata foi lembrada pelo jornal. Não no sentido de informar o trabalho dos militares contra crimes fronteiriços, mas em uma maneira sórdida (sempre quis uma oportunidade para usar essa palavra rsrs) de denunciá-los como “vilões” na história.
É cada uma!
Não entendo o que o governo do Paraguai estar a quere; com estar história que os nossos militares adentraro em seu territorio ñ acrédito nesta impotisse pois a operação fronteresca é bem planejadas,acho que eles querem que o Brasil feche os olhos com os movimentos inlicitos que ocorre nas fronteira ,como eles fecharam os olhos para a liberação da maconha .
Prezados, boa noite.
Isso que está sendo divulgado, segundo informações, é useiro e vezeiro de ocorrer entre o exército paraguaio e a PF (troca de tiros e de gentilezas…), envolvendo sempre os contrabandistas. E, nessas circunstâncias “normais”, ninguém reclamava e ficava por isso mesmo.
Desta vez, contudo, mercê da Operação Ágata, eis que o EB estava lá como que um “estraga prazeres”. Enfim, sentiram os nossos irmãos de fronteira que a “brincadeira” ficou mais firme, “perdeu a graça” e foram reclamar…
Que coisa chata!
O Paraguai existe graças ao Brasil, sua economia é totalmente dependente da brasileira, se apertarmos o cerco ao contrabando paraguaio, na base da tolerância zero eles vão a falência, deveriam ficar calados.
A Venezuela com a Guiana, o Paraguai com o Brasil, a Argentina com a Inglaterra.
Essa parte do mundo esta esquentando.
parfece piada de maus gosto…estes paraguaios nao tem a minima vergonha na cara……vamos ver o q faz a nossa diplomacia q esta reclamacao..por mim podem enfiar……….ladroes de carros, contrabandistas, traficantes……sera q sobra alguma coisa neste pais vizinho…….
Estes paraguaios sao muitop cara de pau mesmo……a policia, exercito e demais forcas militares deste pais sao tao corruptas q fazem as nossas parecerem criancas no pqe infantil……rsrsrs vamos ver o q fazem nossos diplomatas………espero q nao se dobrem a estes reclamos inuteis dos hermanos contrandistas e ladroes de carros…..chega desta confraria estupida ……
Mas era só o que faltava!
Esses nossos vizinhos hispânicos só sabem encher o saco mesmo. Vão dizer que isso é o “imperialismo Brasileiro”? Haja paciência…
Se isso tudo for verdade, o BRASIL deve mesmo desculpas ao Paraguai !
Quando tivermos satélite militar ficará mais fácil orientar este tipo de operação e mostrar quem estava ou não errado…
Me parece que os Paraguaios estão protegendo os contrabandistas, pois se os militares paraguaios estivessem do lado dos brasileiros não haveriam estas escaramuças…
Esta situação vem se arrastando a bastante tempo.
Tudo isto poderia ser evitado com um Vant armado e disparado das alturas e muito de longe.
Piada séria…