O General da Reserva do Exército espanhol, Manuel Fernández Mónzón, porpôs ao seu Governo enviar navios de guerra para Gibraltar, em resposta à presença de navios britânicos nas águas ao largo da Baía de Algeciras.
Em declaração a um programa de televisão, o General Mónzón foi a favor de “manter uma política firme permanente sobre a reivindicação da soberania e o retorno de Gibraltar, de acordo com o Tratado de Utrecht, que deixa claro que é uma colônia – e para tal o Reino Unido teria que dar um estatuto diferenciado aos habitantes de Gibaltar – ou deve retornar para a Espanha “.
Para Manuel Fernández Mónzón, a disputa por Gibraltar é claro: “É um drama sentimental, com toda a humilhação histórica com duração de três séculos, a rapina inglesa do Thames, atravessou Londres e apoiou o Arquiduque Carlos no guerra da Sucessão Espanhola. “Além disso, disse o general, “não tem nem um metro cúbico de água jurisdicional própria.”
O General não poderia ser mais claro ao afirmar que “se os ingleses tem a petulância de colocar seus navios lá, nós também temos o nossos. (…) Para cada navio de guerra britânico deveriam ter três dos nossos. “
Logo de saida temos uma pistagem de colonizado , sempre em favor dos Interesses que nunca seriam nossos ,ARGENTINA E ESPANGA devem ter todo o nosso apoio em suas Reinvindicaçoes e agirem como no caso russo , tambem acima citado , a Espanha se invadir Gibraltar , quero ver o que a Inglaterra fariam , ja nas Malvinas os argentinos somente perderam , por causa da estupides dos Generais , caso fosse a invasao bem planejada e esperassem mais algum tempo , is ingleses nao mais teriam Porta Avioes d bada pideriam fazer !!
Bem pelo tamanho e poder das diversas forças Navais e mais ainda com a saida da inglatera da UEC, eu nao entendo porque a Espanha ainda nao anexou Gibraltar , mas ao outro lado a Espanha tambem possui um enclave no Marrocos , oarece que a Espanha é como a Republiqueta no Brasil , só. BLABLABLA!!!
Outra coisa a Espanha não tem uma marinha 3 x maior que a inglesa e nem tem dinheiro para chegar a este tamanho!
A China pegou Hong Kong de volta porque já estava previsto a data de devolução em acordo internacional.
E o Reino Unido não fica com Gibraltar só de birra mas sim porque todo tráfego de navios do Mediterrâneo para o Atlântico obrigatóriamente tem que passar por lá! É uma posição estratégica. Até para contar tráfego de navios do oriente médio e África para o norte da Europa.
E a Rússia pegou a Criméia de volta pois o maior porto militar russo fica lá e o novo governo é favorável ao ocidente.
A China pegou de volta Hong Kong da Grã-Bretanha e Macau de Portugal.
O reino Unido fica com Gibraltar só de birra, nem Europa e nem EUA apoiam a ocupação.
Bem que faz a Rússia que esta pegando a “sua” Crimeia de volta.
Só um pensamento:
Paizes latinos perderam e não podem mais ter colonias. Mas quem fala inglês, pode. Inclusive, podem criar novas colonias, com ou sem o aval da ONU.
Se a Espanha tivesse o poder da China e/ou se, os EUA realmente fossem seus amigos, esse ” filãozinho” estratégico já teria sido devolvido.
Afonso, como assim os países latinos não podem ter colônia ? Não existe nenhuma jurisdição internacional que não permita que um país não possa ter ‘colônias’ , ainda mais especifico que ‘países latinos’ não o possam ter. A França(que é um país latino) tem a Guiana Francesa e várias ilhas como colônia no continente americano.
Os ingleses e suas disputas territoriais. Quando não são os argentinos, são os espanhões.
Legado de um passado aonde eles conquistaram no braço e com competência muitos territórios André.