Por David Cenciotti
Mapeado nesses infográficos todos os encontros de maior proximidade entre a OTAN e os aviões de guerra russos em todo o mundo desde 2013.
Na semana passada, todos os leitores que completaram uma pesquisa rápida no Aviationist, foi possível baixar um ebook exclusivo: “Guerra Fria 2.0: Todos os encontros mais significativos entre a OTAN e aviões de guerra russos desde 2013”
O ebook é uma coleção de mensagens que publicamos neste site entre 2013 e 2015, e ajuda a entender como as intercepções de rotina tornaram-se recorrentes, mais tensas e mais perigosas, provando que vivemos em uma nova Guerra Fria, ou uma “Guerra Fria 2.0”, como é apelidado.
Com base em nosso ebook, Willum Morsch, editor de gráficos no The Volkskrant preparou um infográfico interessante que mapeia todos os eventos que têm relatado sobre em nosso relatório de 70 páginas.
FONTE: The Aviationist
Senhores,
uma das materias escolar que eu sempre apreciei foi História. Através das reminiscência do passado podemos equitativamente compreender melhor o presente para nortearmos a contento nosso futuro…
O ser humano é contumaz em não fazer a devida leitura de suas ações passadas. A história nos mostra como nações, civilizações foram dominadas ou destruidas por falharem fragorasamente em enxergar o quão erradas estavam agindo…
Vou aqui perto, nos anos 50, mas precisamente em 1953 no Irã, quando ocorreu o golpe que derrubou o governo de Mohammed Mossadegh e instalou o reinado do Xá Reza Pahlavi, patrocinado pela CIA e seus consortes britânicos.
Alegadamente, o golpe era para instalar a democracia naquele país, isso tudo colocando no poder um….”Xá” que se mostrou um tirano atroz.
Mas o verdadeiro objetivo era brecar a chegada dos soviéticos ao oceano Indico e claro controlar o petróleo iraniano e etc.
Todos sabemos o que veio a seguir, o Xá caiu e no lugar entrou os aiatolas e deu no que está dando agora…
Os EUA são recorrentes em estrátegias nos ultimos tempos que ao meu ver tem feito aparecer cada vez mais leviatãs na face da Terra do que qualquer outra nação que tenha existido.
E, isso os está levando a ruina…no sentido amplo da palavra.
Se olharem com afinco para os ultimos 70 anos da historia americana veram que todos seus movimentos para “estabilizar ‘ resultaram ao contrário numa esteira de desordem no continente Asiático.
O contraponto nos ultimos 70 anos da história da humanidade frente aos EUA tem sido a Russia. Mas, isso está chegando ao fim e um novo contraponto está surgindo, e este muito mais desafiador e feroz….a China.
Escrevam aí….precisaremos dos EUA? Sim!
Mas, não deste que aí esta…
Outro EUA ainda está por vir…
na verdade, china é russia sempre estiveram juntas…