Haverá um dia em que o espaço estará congestionado como as avenidas de hoje? Se a resposta é incerta, com certeza o céu mais baixo do que o do avião não pertence mais apenas aos passarinhos. É o que mostra o projeto da polícia japonesa de montar esquadrão de drones, Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) e controlados a distância, para patrulhar o espaço em torno de edifícios públicos, como o de gabinetes de autoridades que pode ser alvo de VANTs suspeitos.
No caso de ser localizado algum VANT suspeito será dado um aviso por meio de alto-falantes em terra e, não havendo resposta, esses aparelhos equipados com redes serão acionados para derrubar o dispositivo duvidoso. Uma possibilidade ventilada é esse equipamento ser utilizado para transportar explosivos ou material radioativo.
Hoje, os drones são encontrados em vários tamanhos, modelos e níveis de complexidade. Das forças armadas aos trabalhos de entrega, como o da famosa livraria virtual Amazon, seu uso cresce intensamente. Esse tráfego que aumenta seu fluxo e as possibilidades de agilizar as entregas, vai também criar facilidade para o uso de VANTs criminosos. No controle desses equipamentos haverá restrições de voos sobre determinados espaços, como os de parques, aeroportos, usinas etc..
O mundo está cada vez mais perigoso. Grupos terroristas, como o Estado Islâmico, podem usar tecnologias como os drones para atingir alvos e causar sensacionalismo. E preocupa que muitos VANTs não autorizados conseguem sobrevoar vários locais para fazer levantamento ou praticar atos terroristas. Pode até mesmo atingir um avião em voo. Se por um lado a tecnologia traz solução para muitos problemas, também é fato que dela também resultam novos problemas. Agora é a vez dos passarinhos tecnológicos perturbar a calma e a paz inspiradoras que existiam nos espaços das aves cantadoras.
FONTE: Porto Gente
O que eu vejo é que PRINCIPALMENTE no ambiente urbano este congestionamento será atingido MUITO RAPIDAMENTE pelo baixo preço dos drones.
A longo prazo o que eu ACHO que o que DEVERIA ocorrer é um zoneamento de área e vias aéreas nas cidades e uma legislação de controle por IA PÚBLICA e do lado do HARDWARE para que se possa ter e LIDAR com um tráfico denso de drones, os aparelhos comerciais deverão ter uma capacidade de sensores de consciência dentro de um raio próximo (EM, IR ou radar) uma BOLHA DE SEPARAÇÃO, assim uma IA distribuída (e independente dos controladores Humanos individuais, e um aparelho similar ao IFF onde os próprios drones possam “negociar” entre si as leis de tráfico e passagem para fluxo nas regras daquele ambiente urbano específico. Como nossas legislações de trânsito para motoristas.
Os sensores, o “IFF” e a IA automática deveriam ser PADRONIZADAS para cada área urbana e capazes de apontar ao operador do sistema a presenças de DRONES sem os recursos exigidos ou especificações fora do padrão. Enviando a informação a drones “policiais” para captura dos drones infratores…
Sem estes recursos PADRONIZADOS simulando o que ocorre com o Trânsito humano de carros numa área urbana e controlados por um servidor central (um DETRAN automático para drones) não vejo como liberar o espaço aéreo de uma grande cidade para MILHARES de drones.
Cada área teria que fornecer um módulo para uso ao licenciar o drone capaz de percorrer em uso comercial/ industrial/profissional a área urbana e os drones deverão ser projetados para receber um padrão (INTER)NACIONAL.
Neste sistema urbano não poderá se usar o controle DIRETO para cada drone, o sistema deve usar sinais de rede celular e/ou comandos em relay(passando de drone a drone) através do próprio dispositivo de comunicação “IFF” entre os drones.
Num GRANDE ambiente urbano com MILHARES DE DRONES o modelo de cada drone ter seu transmissor individual e separado é IMPRATICÁVEL.
Drones BURROS como os atuais (sem consciência de tráfego drone) só seriam permitidos em zonas recreativas, a baixíssima altitude e com limitados recursos e performance.
Essa terceira foto foi na LAAD desse ano né? lembro de ter visto o drone por lá.
O que eu vejo é que PRINCIPALMENTE no ambiente urbano este congestionamento será atingido MUITO RAPIDAMENTE pelo baixo preço dos drones.
A longo prazo o que eu ACHO que o que DEVERIA ocorrer é um zoneamento de área e vias aéreas nas cidades e uma legislação de controle por IA PÚBLICA e do lado do HARDWARE para que se possa ter e LIDAR com um tráfico denso de drones, os aparelhos comerciais deverão ter uma capacidade de sensores de consciência dentro de um raio próximo (EM, IR ou radar) uma BOLHA DE SEPARAÇÃO, assim uma IA distribuída (e independente dos controladores Humanos individuais, e um aparelho similar ao IFF onde os próprios drones possam “negociar” entre si as leis de tráfico e passagem para fluxo nas regras daquele ambiente urbano específico. Como nossas legislações de trânsito para motoristas.
Os sensores, o “IFF” e a IA automática deveriam ser PADRONIZADAS para cada área urbana e capazes de apontar ao operador do sistema a presenças de DRONES sem os recursos exigidos ou especificações fora do padrão. Enviando a informação a drones “policiais” para captura dos drones infratores…
Sem estes recursos PADRONIZADOS simulando o que ocorre com o Trânsito humano de carros numa área urbana e controlados por um servidor central (um DETRAN automático para drones) não vejo como liberar o espaço aéreo de uma grande cidade para MILHARES de drones.
Cada área teria que fornecer um módulo para uso ao licenciar o drone capaz de percorrer em uso comercial/ industrial/profissional a área urbana e os drones deverão ser projetados para receber um padrão (INTER)NACIONAL.
Neste sistema urbano não poderá se usar o controle DIRETO para cada drone, o sistema deve usar sinais de rede celular e/ou comandos em relay(passando de drone a drone) através do próprio dispositivo de comunicação “IFF” entre os drones.
Num GRANDE ambiente urbano com MILHARES DE DRONES o modelo de cada drone ter seu transmissor individual e separado é IMPRATICÁVEL.
Drones BURROS como os atuais (sem consciência de tráfego drone) só seriam permitidos em zonas recreativas, a baixíssima altitude e com limitados recursos e performance.
Essa terceira foto foi na LAAD desse ano né? lembro de ter visto o drone por lá.