O Navio Polar “” suspenderá do Rio de Janeiro rumo a Antártica, no dia 6 de outubro, dando início à Operação Antártica XXXI (OPERANTAR XXXI).
A Operação deste verão antártico, de novembro de 2012 a março de 2013, contará com o apoio de cinco navios: o Navio Polar “ALMIRANTE MAXIMIANO”, o Navio de Apoio Oceanográfico “ARY RONGEL” e o Navio de Socorro Submarino “FELINTO PERRY”, da Marinha do Brasil; o Navio de Apoio Logístico “ARA SAN BLAS”, da Marinha Argentina; e o Navio Mercante “GERMANIA”, afretado para apoiar o desmonte da Estação Antártica
Comandante Ferraz (EACF) e a instalação dos Módulos Antárticos Emergenciais.
Nesse ano, todos os 18 projetos apresentados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI) foram aprovados para ir a campo na Antártica.
Dentre os recursos que serão usados para apoiar todas as pesquisas brasileiras no mar e em terra, destacam-se os três navios brasileiros mencionados, a Estação Antártica argentina “Camara”, refúgios, acampamentos e aeronaves.
A OPERANTAR XXXI contará, ainda, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), que fará a análise de impacto ambiental do desmonte da EACF, e da Força Aérea Brasileira, que apoiará a Operação com 10 voos para a Antártica, empregando aeronaves C-130.
No ano em que o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) completa 30 anos, a Marinha do Brasil mobilizará toda a sua capacidade operacional e logística, para manter ininterruptas as pesquisas e a presença do Brasil na Antártica.
FONTE: SECIRM
André para essa função a MB conta com o NE Brasil, que possui esta capacidade, caso seja necessário.
É muito importate o Brasil ter unidades de pesquisa cientificas oceanográficas e polar. A marinha também deveria ter navio-hospital de grande porte para ajudar na prestação de atendimento médico por onde atracasse, ou para missões humanitárias para fora do Brasil.